quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Provocações desde a Carta aos Efésios, cap. 6, 5-12: Anotações em torno da reunião do CEBI/ João Pessoa, realizada em 04/11/2023

 Provocações desde a Carta aos Efésios, cap. 6, 5-12:  Anotações em torno da reunião do CEBI/ João Pessoa, realizada em 04/11/2023


Alder Júlio Ferreira Calado


Como Educador Popular em busca de sintonia com discipulado e o Movimento de Jesus, não cessamos de sublinhar a relevância pedagógica do exercício da memória histórica, inclusive no tocante às atividades rotineiras. Registrar tais momentos e compartilhá-los deveriam constituir uma praxe, entre nós. Trabalhar em rede corresponde a uma das tarefas a não perder de vista. Eis a razão pela qual decidimos registrar e compartilhar aspectos deste encontro.       


Dando sequência aos estudos e reflexões sobre a Carta aos Efésios, realizou-se, mais um encontro com base neste livro do Segundo Testamento, que vem sendo o tema deste ano, na comunidade católica do Brasil. Dele participaram Maria dos Anjos (Zanza), Edna, Glória, Márcio, Kéfren, Vanuza, Gervalino, Ir. Maria José, Ir.Marinete, Georgeana, Lúcia e Alder.


Após os cumprimentos sororais/fraternais, as pessoas que iam chegando, eram convidadas a tomarem um café da manhã, compartilhado pelos participantes. Em seguida, foi proposto e vivenciado o momento de espiritualidade, durante o qual as pessoas participantes foram contribuindo com suas reflexões. Coube a Glória fazer uma exposição sobre o que já havíamos trabalhado, nos meses precedentes, acerca da carta aos Efésios, para o que contamos com a colaboração de Edna, Zanza e outros membros do CEBI, anotando na lousa frases e palavras-chave do que havia sido recolhido dos outros encontros .


Após haver rememorado trechos e comentários dos capítulos anteriores da Carta aos Efésios, foi feita a leitura do Capítulo 6 da mesma Carta, atendo-se especialmente aos versículos de 5 a 12. Ao vivenciarmos a reflexão compartilhada deste trecho, cuidamos de realçar aspectos mais tocantes decorrentes da reflexão compartilhada.


O trecho se apresenta como um chamado ao bom combate. Instiga-nos a perceber criticamente e a enfrentar os embates e os desafios que a vida comporta. Neste sentido até nos faz lembrar os versos de Gonçalves Dias: ”Não chores, meu filho/Não chores, que a vida é luta renhida/ A Vida é combate/ Que aos fracos abate/ Aos bravos, aos fortes/Só pode exaltar!”

 

Com efeito, ao exercitarmos uma leitura crítica do mundo atual, de nossa sociedade, das igrejas e de nós mesmos/mesmas, vamos percebendo a presença de diferentes embates, que somos chamados a enfrentar, em busca de superação. O atual conflito Israel x Palestina constitui uma ilustração didática quanto a esse chamado feito pela Carta aos Efésios. Como temos nos esforçado para entender criticamente este conflito que não começou em 7 de Outubro de 2023, mas se estende por mais sete décadas pelo menos? limitamo-nos a acompanhar esse conflito apenas pela mídia dominante ou nos empenhamos em entendê-lo também acessando outras fontes de informação?


No plano eclesial, já há algumas décadas, vimos enfrentando graves denúncias sexuais e financeiras nas quais figuras do clero se acham profundamente envolvidas, inclusive aqui na Arquidiocese da Paraíba? Qual tem sido nossa posição: fechar os olhos ou denunciar e exigir providências a quem de direito?


Ainda a propósito da Carta aos Efésios, também foi lembrado o trecho do livro do Apocalipse, naquela passagem relativa ao que o Espírito tem a dizer à Igreja de Éfeso: (Ap 2, 1-5), em que aquela Igreja é interpelada quanto à tentação de esquecer seu primeiro amor, seduzida que se acha por novos ídolos.


O encontro foi encerrado com nova leitura do Capítulo 6 da Carta aos Efésios (Ef. 6, 5-12), como um reforço do chamamento ao Compromisso nosso de enfrentamento das adversidades.


Com uma Oração final, feita em Círculo recebemos uma benção comunitária. 


João Pessoa, 22 de Novembro de 2023. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário