quarta-feira, 3 de abril de 2024

Encontro preparativo para a XIV Semana Teológica Pe. José Comblin

 Encontro preparativo para a XIV Semana Teológica Pe. José Comblin


Alder Júlio Ferreira Calado 


No centro de formação Pe. José Comblin, situado em Café do Vento (Sobrado - PB), realizou-se, no dia 24 de Fevereiro  passado, o primeiro Encontro de preparação para a realização da XIV Semana Teológica Pe. José Comblin (STPJC). Bem acolhidos, como de hábito pelo Pe. Hermínio Canova, participaram do Encontro: Pe.Hermínio, Elenilson, João Batista, Jéssica, Maria José (membros do Grupo José Comblin); Glaudemir (membro da Associação dos Missionários e Missionárias do Campo);Salene (Integrante do Grupo Santa Dulce dos Pobres); Aparecida, Glória, Alder (Membros do Grupo Kairós, sendo Gloria e Salene também integrante do CEBI); e Noaldo (advogado da CPT), que também almoçou conosco e compartilhou informações acerca do caso Almir Muniz, trabalhador da CPT desaparecido é assassinado, julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), em San José, na Costa Rica, sessão da qual Noaldo também participou.


Por volta das 09 horas, após o café preparado por Maria José, Pe. Herminio convida os presentes a tomarem assento à mesa da varanda. Rememora os pontos de pauta e os objetivos da reunião. Em seguida, convida a todos a um momento de Oração, com base na leitura do dia 25/02, versando sobre a Transfiguração de Jesus (Mc 9,2-10). Após a leitura, convida os participantes a compartilharem sua interpretação e sua reflexão sobre a leitura do dia, aspectos diversos e complementares vinham  à tona. Podemos entender a narrativa da Transfiguração como um apelo à nossa atitude de fé e de esperança diante dos desafios hoje enfrentados pela humanidade, o que exige de nós uma atitude de vigilância e de oração, por meio do serviço aos mais necessitados (o sempre atual apelo dos profetas à nossa solidariedade ao órfão, a viúva e ao estrangeiro).


Após anunciar os principais pontos da pauta (informes trazidos pelos participantes; notícia sobre os desafios da Escola de Formação Missionária de Santa Fé-Solânea-PB; primeiros passos para a XIV Semana Teológica Pe. José Comblin; um olhar sobre a atual conjuntura; lançamento de livros), ouvimos alguns informes trazidos pelos participantes bem como uma rápida explanação feita pelo Pe. Hermínio acerca das dificuldades e do fechamento (provisório?) da Escola de Formação de Missionários de Santa Fé, à qual se seguiram algumas intervenções, inclusive da parte de Glaudemir. Quanto ao principal da pauta - a organização da XIV STPJC - , foram solicitadas sugestões  de temas, lugares e datas desta nova edição da STPJC. Foi feita, então, uma roda de sugestões temáticas. Começou-se por lembrar que, neste ano, completam-se 40 anos da publicação, pela Vozes, do livro “O Clamor dos Pobres, O Clamor de Jesus, bem como da publicação de um dos tomos de “Breve Curso de Teologia” (em quatro volumes), todos de autoria de José Comblin. Foi ainda lembrado que, em 1974, foi publicado, pela Vozes, o livro “Jesus de Nazaré”. Dada a atualidade dos temas, isto poderia inspirar a organização da XIV STPJC.


Sem prejuízo desta sugestão, também surgiu a proposta de exercitarmos a memória do Teólogo José Comblin, a partir de sua experiência espiritual, do modo como buscou vivenciar, ao longo da vida, uma Espiritualidade da Libertação ou uma Espiritualidade Reinocêntrica, a partir da mensagem nuclear anunciada e testemunhada por Jesus. Acolheu-se a sugestão de irmos amadurecendo nossa reflexão sobre a questão temática, deixando para tomar uma decisão, na próxima reunião do nosso Grupo, marcada para o dia 11/05.


Além da questão temática, vieram a tona outros aspectos relativos à XIV da SPTJC tais como: onde, como e quando realizar as Jornadas Comunitárias e a Sessão de Encerramento. Na ocasião, foi sugerido fazer novas experiências em outras comunidades, mantendo, porém, a de Várzea Nova e a do Centro de Direitos Humanos Dom Oscar Romero, em Tibiri II. Também, foi acolhida a ideia de encontrarmos um novo local para a sessão de encerramento. 


Dada a hora avançada, foram apenas rapidamente esboçados alguns elementos da conjuntura internacional e nacional, destacando-se o crescente avanço da Extrema Direita pelo mundo (Hungria, Polônia, Itália, Holanda, Suécia, Portugal…), inclusive na América Latina e no Brasil, onde persiste um preocupante cenário bolsonarista. Apesar dos esforços do Governo Lula, em busca de reconstruir o País, tem enfrentado obstáculos de monta, tendo que enfrentar a Direita, seja ante o Bolsonarismo, seja no Parlamento, seja na mídia hegemônica, seja os interesses no Agronegócio, dos banqueiros… não menos desafiante, uma certa paralisia dos movimentos populares, sindicais e partidários.


O último ponto de pauta constou da informação da publicação recente de dois livros: “Contemplando e Anunciando os Sinais do Reino”, de autoria do Missionário e educador popular Glaudemir Silva, que o apresentou brevemente; e o livro “Kairós, 25 anos”, escrito por Aparecida e Alder, recuperando a memória deste grupo que nasceu, em 1998, na casa do Padre José Comblin. 


Ao final do Encontro, ficou acordada nossa próxima reunião para o sábado, 11 de maio próximo. Como de costume, foi-nos servido um saboroso almoço, com direito a brinde oferecido por Pe. Hermínio.


João Pessoa, 03 de abril de 2024



Nenhum comentário:

Postar um comentário