quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Mais que a fala, meu agir mostra quem sou. Ele induz a um processo humanizante?

 


Mais que a fala, meu agir mostra quem sou 

Ele induz a um processo humanizante?


Alder Júlio Ferreira Calado


Em um mundo propenso à  lassidão 

A palavra empenhada é coisa rara

 

Aparelhos de ponta, na internet 

Não garantem uma boa relação 


Até podem ajudar isolamento 

Eu me valho de meios sofisticados


Para ouvir e falar com quem eu quero…

Nessa bolha me torno ser excludente


E abuso de desculpas refinadas

Me acostumo a dizer somente “sim”


E, podendo ou não, deixo pra lá

Se me cobram, depois me justifico


Pois de tanto bater na mesma tecla 

Já me sinto, no caso, um bom perito 


Ninguém é obrigado a prometer

Se o faço, eu assumo um compromisso


Circunstância adversa ocorrendo,

Pode ser que não a cumpra, em tempo hábil


Banaliza promessa, quem não a cumpre 

Surge, então, uma fábrica de excusas…


Sendo assim, a palavra vale pouco

Confiança, então, faço retrair 


Valho só quanto vale minha atitude.

Confiança se esvai, quebra a palavra


Se desisto de fazer a autocrítica  

Já não posso atestar por minha prática


Quanto mais se promete em profusão 

tanto menos se cruprem o prometido 


É nas horas incertas, que se sabe 

Quem é mesmo o amigo verdadeiro


Onde está meu tesouro, aí também

Se encontra igualmente meu coração


João Pessoa, 10 de Janeiro de 2024
















Nenhum comentário:

Postar um comentário