quinta-feira, 23 de junho de 2016

SOCIEDADE E UNIVERSIDADE - A MEDIAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS


Alder Júlio Ferreira Calado*

            Ninguém duvida de  que da sociedade que temos para a sociedade que queremos ainda falta muito, para dizer o mínimo. Esse hiato, porém, não é apanágio dos tempos atuais. Na literatura pertinente, registros semelhantes é possível encontrar com certa freqüência, em diferentes períodos da História. Não obstante tal descompasso, manifesto sob vários ângulos, continua aceso o sonho de organização de uma sociedade que seja capaz de responder às necessidades e às aspirações fundamentais do conjunto de seus membros.
            Aqui nos restringimos a algumas notas acerca do atual momento da realidade brasileira. Salta à vista o espectro de crise – e crise profunda -, em que, hoje mais do que ontem, se acham mergulhadas a sociedade brasileira e suas principais instituições, qualquer que seja o ângulo do social que tomemos como alvo de nossas observações.
            Aos profundos e crescentes impactos decorrentes da reestruturação produtiva, que marcam o atual momento do Capitalismo, nenhuma das esferas da realidade social se acha imune. Ao contrário, apresentam-se claramente impregnadas pelos efeitos de tais impactos.
            Como expressão e resultado de sucessivos avanços das pesquisas e dos achados científico-tecnológicos, tem lugar uma notável reviravolta (ainda em curso), inclusive no quadro paradigmático até então hegemônico, no processo produtivo e nos processos organizativos do trabalho.
            Em matéria de nível e de qualidade, resultados inéditos são  alcançados, seja na natureza e consistência dos materiais utilizados, seja na qualidade técnica de sua performance, seja na eficácia dos procedimentos de gestão, seja ainda nos indicadores de produtividade, o que se reflete sob as mais variadas formas, inclusive... nas altas taxa de lucro, para a felicidade geral do grande Capital!
           
















* Sociólogo e Educador Popular, docente-pesquisador trabalhando atualmente na FAFICA, em Caruaru – PE. Professor aposentado da UFPB (João Pessoa), onde, além de atuar nas turmas de Graduação do Centro de Educação, colaborou nos Programas de Pós-Graduação de Educação, Sociologia e Serviço Social. Membro do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas, tendo organizado e sido co-autor do livro Conferências dos Colóquios Internacionais Paulo Freire. vols. 1, 2 e 3. Recife: Bagaço, 2007. É autor de, entre outros, Direitos Humanos X Capital: potencializando  potencializando os movimentos sociais e organizações de base. João Pessoa: Idéia; Caruaru: Edições FAFICA, 2003. Tem assessorado movimentos sociais populares e pastorais sociais, no Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário