A caminho da XV Semana Teológica Pe. José Comblin
Alder Júlio Ferreira Calado
Neste sábado, 05/04/2025, teve lugar no Centro de Formação José Comblin, em Café do Vento – Sobrado-PB, o segundo encontro preparatório da XV Semana Teológica Pe. José Comblin (XV STPJC). Acolhidos calorosamente pelo anfitrião, Pe. Hermínio Canova, e brindados pela preciosa culinária de Maria José, compareceram ao encontro integrantes de vários Grupos (Grupo Pe. José Comblin, Kairós, CEBI, entre outros) co-organizadores XV STPJC.
Inicialmente, como de hábito, fomos convidados a vivenciar um momento de espiritualidade, com base na leitura do Evangelho do 5º Domingo da Quaresma (Jo 8,1-11), que rememora a atitude de Jesus frente ao episódio da mulher acusada de adultério. Glória Carneiro, do CEBI e do Kairós, foi convidada a abrir a reflexão, também compartilhada por outras pessoas. Em seguida, Pe. Hermínio, baseado em suas anotações, fez uma memória dos primeiros passos esboçados, quando do primeiro encontro (15/02/2025). Dando sequência, às pessoas presentes foram instigadas por Pe. Hermínio a compartilharem suas notícias, suas atividades comunitárias.
Com apoio nas anotações referentes ao primeiro encontro preparatório, rememorou-se que a sugestão temática mais acolhida foi a que se expressa no seguinte tema: “José Comblin, com os empobrecidos de hoje, assumindo o Projeto de Jesus”. Aqui, foram recuperados diversos pontos então compartilhados. Em primeiro lugar, chamava-se a atenção para a necessidade de atualizarmos os sentidos de “pobres”, “pobreza”, “empobrecidos”, tal como sucedia, por exemplo, nas Conferências Episcopais Latino-Americanas. No Documento Final de Puebla (1979), em seus números de 30 a 39, vêm explicitados os rostos dos pobres, naquele contexto (crianças, jovens, indígenas, camponeses, operários, desempregados/sub-empregados, marginalizados, idosos e outros). Em nosso contexto atual, as marcas do Capitalismo se têm agravado crescentemente. Os empobrecidos de hoje se têm multiplicado. Seus rostos se diversificam, a começar do nosso Planeta, cuja dignidade vem sendo crescentemente desrespeitada. Os rostos dos empobrecidos de hoje são, por exemplo, mulheres vítimas de violência, povos originários, povo Negro, sem-terra e sem-teto, periféricos urbanos, uberizados, precarizados em geral, migrantes forçados, refugiados climáticos, palestinos, curdos, povos africanos, entre outros.
Outro aspecto ainda lembrado tem a ver com uma inquietação pedagógica a ser exercitada pelos protagonistas das Jornadas Comunitárias, a saber: a recomendação de livros inspiradores que nos ajudem a aprofundar o tema desta XV STPJC. Desses livros sugeridos, foram sublinhados os seguintes: “Jesus de Nazaré” (Vozes, 1971), “O Caminho” (Paulus, 2004), “A Profecia na Igreja” (Paulus, 2008), “A Liberdade Cristã (Paulus, 2011), todos de autoria de José Comblin. Foram ainda recomendados os seguintes livros, de autoria de José Antonio Pagola: “Voltar a Jesus” (Vozes, 2015), “Recuperar o Projeto de Jesus” (Vozes, 2019), de Jesus. Aproximação histórica (Vozes, 2014). Ainda podemos acrescentar outros, como por exemplo, o de autoria de José Maria Vigil “Descer da Cruz os Pobres". Cristologia da Libertação” (Paulinas, 2007). Neste sentido, também foi lembrado que, neste ano, se completam 54 anos da primeira edição, pela Vozes, do Livro “Jesus de Nazaré”, de autoria de Comblin, mais um motivo a justificar a escolha do tema.
No que diz respeito à dinâmica da XV STPJC, bem como às comunidades protagonistas das costumeiras Jornadas Comunitárias, em que se desdobram as Semanas Teológicas, houvemos por bem organizar a programação em três momentos-chave: o primeiro, previsto para o dia 19 de julho de 2025, consta da jornada a ser vivenciada em uma Comunidade em Santa Rita, tendo-se Fátima Maciel disposto a definir o local, junto aos anfitriões; a segunda Jornada Comunitária ficou definida a realizar-se em Café do Vento, em 23 de agosto de 2025, enquanto a Jornada de Encerramento ficou acertada para o dia 27 de setembro de 2025, na Casa dos Sonhos, em Santa Rita.
Quanto à dinâmica de cada Jornada, ficou acordado que será elaborado um texto didático, norteador dos principais aspectos a serem refletidos, a partir do tema geral “José Comblin, com os empobrecidos de hoje, assumindo o Projeto de Jesus”, trazendo ao final três questões a serem trabalhadas pelas pessoas presentes a cada Jornada. Com relação à sessão de encerramento, foi sugerido e acolhido o nome de Verônica Michele Gonçalves, que recentemente atuou como membro na Secretaria Nacional da Pastoral de Juventude, da CNBB, para animar as reflexões e o debate da última atividade da XV STPJC.
Agradecimentos ao Padre Hermínio Canova (Grupo José Comblin) e a Aparecida Paes Barreto (Grupo Kairos) pelo fornecimento de informações, para elaboração deste texto.
João Pessoa, 12 de abril de 2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário