Voltar a Jesus: Primeiro compromisso das CEBs - parte do roteiro vivenciado, por ocasião do Encontro das CEBs, Diocese de Pesqueira (Serra das Varas, Arcoverde-PE,15 e 16/11/2025)
1. Oração e cantos iniciais
2. Apresentação das pessoas participantes
3. As CEBs no atual contexto sócio-eclesial
4. Problematizando a partir do tema do encontro: “Voltar a Jesus: primeiro compromisso das CEBs”
= Em busca de nossa refontalização na Palavra de Deus
= Diferentemente dos profetas subordinados aos reis, os Profetas de Israel clamavam pela fidelidade à Aliança de Javé com o seu Povo:
+ “Detesto, desprezo vossas peregrinações, não posso suportar vossas assembleias, quando me façais subir holocausto; e em vossas oferendas nada há que me agrade; vosso sacrifício de animais cevados, dele viro o rosto; afasto de mim o alarido de teus cânticos, o toque de tuas harpas, não posso nem ouvi-lo. que o direito jorre como água e a justiça seja uma torrente inesquecível” (Am 5, 21-24).
+ “Desatar os laços provenientes da maldade, desamarrar as correias do jugo, dar liberdade aos que estavam curvados, partilhar o teu pão com o faminto. Abrigar os pobres sem moradia. Vestir os que estiverem necessitados de roupa… Então tua luz despontará com a aurora” (Is 58, 6-8).
+ "Julguem com retidão todos os dias e livrem o oprimido das mãos do opressor" (Jr, 21, 12).
= Jesus como profeta:
+ “Cumpriu-se o tempo, o reino de deus aproximou-se: convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1, 15)
+ Jesus anuncia a que veio: “Jesus leu o trecho que diz: "O Espírito do Senhor está sobre mim, pois me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os contritos de coração, apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos" (Lc 4, 18-19).
+ “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos” (Mt 11, 25).
+ “E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus” (Mt 19, 24).
+ “Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?”
Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: ‘Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.
Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?”
“Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei” (Lc 10, 27-35).
+ “Ninguém pode servir a dois senhores porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou se dedicar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6, 24).
+ “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7:21).
+ “Não foram vocês que Me escolheram, mas fui Eu quem os/as escolhi, para que voĉes vão e deem fruto, e este fruto permaneça” (Jo 15, 16)
= A Boa Nova interpretada pelos Padres da Igreja:
+ João Crisóstomo “Nos dias de hoje, os sacerdotes se acham na dependência da colheita e do comércio… Nós que fomos chamados à intimidade dos céus, que penetramos no verdadeiro sancta sanctorum, entregamos-nos logo as preocupações de comerciantes e donos de lojas. Daí o enorme descuido pelas escrituras, e tibieza de nossas orações e a negligência em tudo o mais, pois não é possível dedicar-se a ambas as coisas com o devido empenho” (extraído do livro “A Profecia na Igreja”, de José Comblin, p. 111).
= Advertência profética de Basílio:
+ “Quem não partilhar dos próprios bens com os pobres equivale a cometer um roubo contra eles e atentar contra a sua própria vida. Lembre-se de que não retemos o que nos pertence, mas o que pertence a ele” (do mesmo livro acima citado, p. 113-114).
+ Gregorio Nanzianceno “lembremo-nos, sobretudo, da definição da perfeição que o senhor dá ao jovem rico, dizendo que dê tudo o que tem aos pobres. Vocês acham que a humanidade para com o próximo não é uma necessidade, mas um ato opcional, que não é uma lei, mas apenas um conselho?” (do mesmo livro, p.116).
= Os movimentos dos pobres, na Idade Média (os Valdenses, Francisco de Assis, os Cátaros, às Beguinas, entre outros) (Do mesmo livro p.119-164)
= Ensinamentos do Concílio Vaticano II (“A Igreja no Mundo de Hoje sobre os bens comuns e a destinação universal dos bens comuns”, cf. n. 69):
+ Em resumo, O texto afirma que Deus destinou a terra e tudo o que ela contém para o uso de todos os homens e povos. Consequentemente, os bens criados devem chegar equitativamente às mãos de todos, segundo os princípios da justiça e da caridade.
5. Como lidar com as contradições enfrentadas pelas CEBs, no cotidiano pastoral de nossas comunidades paroquiais? Nossas CEBs vêm atuando, conforme a Tradição de Jesus? (um debate, entre as pessoas participantes, sobre as dificuldades encontradas e como as comunidades tentam superá-las)
6. Notícias sobre os preparativos para o 16º inter-eclesia das CEBs
7. Celebração final
Em breve, será compartilhado um relatório circunstanciado sobre este Encontro, incluindo os momentos de leitura e reflexão da recente Exortação Apostólica “Dilexi te”, recém lançada pelo Papa Leão XIV.
Alder Júlio Ferreir
a Calado
João Pessoa, 18 de Novembro de 2025
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