quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Igreja e Realidade Social: Problemas e Perspectivas "Pontos do curso ministrado por Alder Júlio Ferreira Calado", junto à comunidade Paroquial de Manaíra - João Pessoa - PB (Julho - Setembro, 2006)


COMUNIDADE PAROQUIAL DE SÃO PEDRO PESCADOR

CURSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA
TEMA: A REALIDADE SOCIAL À LUZ DA BÍBLIA E DA DOUTR. SOC. IGR. MINISRANTE: Alder Júlio Ferreira Calado
DIAS: 12, 19 e 26/07 e 02/09/2006

PROPOSTA DO CURSO


          A iniciativa busca dar seqüência à demanda da Comunidade Paroquial, de assegurar aos membros dos distintos setores, serviços, movimentos e associações da Paróquia, cursos, seminários ou oficinas, que lhes permitam a contínua atualização e aprofundamento de temas relevantes para a sua formação teológico-pastoral e de cidadã(o)s.
          Neste ano, após várias semanas seguidas de estudos sobre o Evangelho de Marcos, animados pelo Diácono Valter Paiva, a Equipe responsável está oferecendo um breve curso sobre a atual realidade brasileira e internacional, à luz dos ensinamentos bíblicos e da Doutrina Social da Igreja.
          O curso vem sendo oferecido pelo Diácono Alder Júlio F. Calado, sociólogo, em quatro semanas seguidas, sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21 horas.

TEMAS TRATADOS

          Tendo em vista tratar-se de um mini-curso (apenas quatro sessões), a proposta é de buscar fazer uma rápida abordagem dos seguintes tópicos:

1 - Aproximação conceitual sobre o sentido de “Realidade social” e de “Doutrina Social da Igreja” (Foi o assunto da primeira sessão).

2 – Principais desafios da atual realidade social

3 – Um olhar sobre tais desafios à luz dos ensinamentos bíblicos, da tradição e da Doutrina Social da Igreja.

4 – Que pistas podemos, enquanto cristãos e cristãs, recolher desses ensinamentos para um enfrentamento crítico-propositivos dos desafios atuais?


DINÂMICA

          As sessões começam com uma breve exposição pelo ministrante acerca do tópico da respectiva noite. Em seguida, faz-se uma rodada de intervenções por parte das pessoas presentes. Cabe ao ministrante tentar “costurar” os pontos mais relevantes socializados na discussão.




COMUNIDADE PAROQUIAL DE SÃO PEDRO PESCADOR

CURSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA
TEMA: A REALIDADE SOCIAL À LUZ DA BÍBLIA E DA DOUTR. SOC. IGR. MINISRANTE: Alder Júlio Ferreira Calado
DIAS: 12, 19 e 26/07 e 02/09/2006



1A. SESSÃO (12/07/2006): APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA E DISCUSSÃO DOS CONCEITOS ELEMENTARES DO CURSO


- Apresentação e discussão sobre os temas e dinâmica propostos para o Curso
- Conceitos básicos a serem trabalhados:
* Realidade Social: Conjunto das relações que nos envolvem nas distintas circunstâncias do existir, e das quais também somos expressão e protagonistas, no dia-a-dia. São constituídas de três esferas básicas:

a esfera econômica: diz respeito às atividades de produção, nos distintos setores que compõem o processo de produção: o setor primário (agricult., pecuária, extrativismo); o setor secundário (artesanato e indústria) e setor terciário (o da circulação dos produtos e dos bens, via serviços e comércio);
a)    a esfera política: envolve as realações de poder, como este se acha estruturado e como é exercido. Envolve relações com o Estado e as micro-relações da Oikía;
b)    a esfera cultural: (envolve as relações que implicam valores, idéias, ideologias, interesses, crenças, etc.).

* Doutrina Social da Igreja: É também conhecida por outros nomes: Ensinamento Social da Igreja, Magistério Social da Igreja, etc. Não tendo, embora, valor de dogma, apresenta a posição oficial da hierarquia da Igreja sobre temas de natureza social, econômica, política e cultural. Suas raízes mais fundas estão fincadas nos ensinamentos bíblicos e nos ensinamentos pastorais das gerações de cristãos dos primeiros séculos, na tradição dos chamados Padres da Igreja...
Essa expressão passou a ser consagrada, a partir do final do século XIX, com a publicação da Encíclica Rerum Novarum, do Papa Leão XIII, em 1891. Daí por diante, outros papas também se pronunciariam sobre os desafios da conjuntura de sua época: Pio XI (1931: Quadragésimo Anno), João XXIII (1961: Mater et Magistra, e 1963: Pacem in Terris); Paulo VI (1967: Populorum Progressio; 1971: Octogesima Adveniens), João Paulo II (1981: Sollicitudo Rei Socialis; 1991: Centesimus Annus), Bento XV (2006: Deus Charitas est). Além de se pronunciar por meio de encíclicas sociais, cartas apostólicas e outros instrumentos, convém ainda destacar a importância de outros pronunciamentos como alguns documentos conciliares (Gaudium et Spes, Apostolicam Actuositatem...) e alguns documentos das conferências episcopais regionais (a exemplo do Documento de Medellín, do Documento de Puebla) e nacionais.

COMUNIDADE PAROQUIAL DE SÃO PEDRO PESCADOR

CURSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA
TEMA: A REALIDADE SOCIAL À LUZ DA BÍBLIA E DA DOUTR. SOC. IGR. MINISRANTE: Alder Júlio Ferreira Calado
DIAS: 12, 19 e 26/07 e 02/09/2006


2a SESSÃO DO CURSO SOBRE REALIDADE SOCIAL
(MANAÍRA, PARÓQUIA DE S. PEDRO PESCADOR, 19/07/2006)

PRINCIPAIS DESAFIOS DA ATUAL REALIDADE SOCIAL


1. NA ESFERA ECONÔMICA
- Concentração de riqueza, de rendas, de terras...
- Hegemonia do capital financeiro, o mais parasitário do Capitalismo
- A política de endividamento
- A política de privatização do patrimônio nacional, nos países periféricos


2. NA ESFERA POLÍTICA
- O império das transnacionais e seus aliados do G-7
- A perda de soberania dos Estados nacionais
- A subserviência dos governos ao império do Capital
- A impotência dos partidos para mudar tal espectro


3. NO PLANO DA CULTURA
- O império da mídia
- A inversão de valores
- O império das religiões de mercado
- A desintegração da família

4. TRECHOS BÍBLICOS QUE AJUDAM A DISCERNIR

O Sl 115 nos convida a discernir os sinais dos tempos, à luz do Projeto de Deus, aguçando o alcance de nossos sentidos: olhos, ouvidos, coração, etc.

Rm 12, 2: “Não se amoldem às estruturas deste mundo”

1Ts 5, 21: “Examinem todas as coisas e retenham o que é bom.”

Mc 10, 42-45: alerta-nos para não reeditarmos as estruturas de dominação características dos nossos tempos, convidando-nos a apostar na pedagogia do serviço: “Entre vocês não seja assim.”



COMUNIDADE PAROQUIAL SÃO PEDRO PESCADOR (MANAÍRA)
CURSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA
TEMA: A REALIDADE SOCIAL À LUZ DA BÍBLIA E DA DOUTR. SOC. IGR. MINISRANTE: Alder Júlio Ferreira Calado
DIAS: 12, 19 e 26/07 e 02/09/2006

3a. SESSÃO (DIA 26/07/2006)

UM OLHAR SOBRE TAIS DESAFIOS À LUZ DOS ENSINAMENTOS BÍBLICOS, DA TRADIÇÃO E DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA.

*Conceito de Bem Comum: “Consiste no conjunto de todas as condições de vida social que consintam e favoreçam o desenvolvimento integral  da personalidade humana.” (Pacem in Terris, p. 36)

*Sobre o destino universal dos bens e das riquezas: Gaudium et Spes, N. 69

*Sobre o direito de quem, estando em extrema necessidade, recorrer a quem tem, para satisfazer suas necessidades: Gaudium et Spes, n. 69

*Sobre o direito de propriedade: Populorum Progressio, n. 23

* Sobre o esbanjamento público ou privado: Populorum Progressio, n. 53.

* Sobre o dever de se distinguir “Caridade” de Justiça: Apostolicam Actuositatem, n. 8.

* A concentração de riquezas é um escândalo: Populorum Progressio, nn. 9 e 33.

* Conceito de desenvolvimento integral: Populorum Progressio, n. 42.

* Garantia de emprego pleno: Pacem in Terris, p. 36 e Octogésima Adv., n. 14,

* Defesa da destruição de todas as armas atômicas: Pacem in Terris, p. 55.

* Condenação da concentração de riquezas e do “imperialismo do dinheiro”: Mater et Magistra, nn. 32 e 33.

* Sobre o protagonismo dos agricultores: Mater et Magistra, n. 141.

* Denúncia das multinacionais: Octogésima Adveniens, n. 44.

* O Cristianismo não se confunde com nenhum sistema político, inclusive a Democracia: Octogésima Adveniens, n. 34 e Centesimus Annus, n. 13.

* A Democracia formal reedita erros do Socialismo real: Centesimus Annus, n. 46.
COMUNIDADE PAROQUIAL SÃO PEDRO PESCADOR (MANAÍRA)
CURSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA
TEMA: A REALIDADE SOCIAL À LUZ DA BÍBLIA E DA DOUTR. SOC. IGR. MINISRANTE: Alder Júlio Ferreira Calado
DIAS: 12, 19 e 26/07 e 02/09/2006

4a. SESSÃO (DIA 02/08/2006)

QUE PISTAS PODEMOS, ENQUANTO CRISTÃOS E CRISTÃS, RECOLHER DESSES ENSINAMENTOS PARA UM ENFRENTAMENTO CRÍTICO-PROPOSITIVOS DOS DESAFIOS ATUAIS?

          Pistas são, como se sabe, vestígios, sinais indicativos de algo ou de alguém que se busca. Não são “receita”. Enquanto cristã(o)s e cidadã(o)s, somos chamados a, não apenas conhecer melhor os problemas sociais que nos afligem, mas sobretudo a buscar enfrentá-los e superá-los. Como tentativa, portanto, é que devemos entender a indicação das seguintes pistas, considerando as reflexões que temos feito, durante essas quatro semanas sucessivas por nós vivenciadas.

- Buscar responder ao apelo evangélico do “Vigiem e orem” (Mc 14, 38) – Manter-nos antenados aos sinais que o Espírito de Deus nos inspira, por meio dos acontecimentos do dia-a-dia. Ver melhor o que não conseguimos enxergar bem, ou nem chegamos a perceber. Ouvir coisas distintas daquelas às quais nos habituamos, sucumbindo à mesmice à mediocridade, à lógica do “menos ruim”. Sentir tantas coisas que estão acontecendo e que, por não nos mexermos, não percebemos, e em relação às quais nada fazemos. Em breve: aprimorar sem cessar nossa capacidade perceptiva. Ir atrás das “correntezas subterrâneas”...

- Manifestar nossa indignação ante as injustiças praticadas por parte de quem quer que seja e cometidas não importa contra quem, deve ser um primeiro passo. Gesto que nasce do nosso incessante esforço de conhecer melhor a realidade por suas causas. Isto implica, entre outras atitudes, buscar acercar-nos de fontes fidedignas. Pretender conhecer bem o Brasil pelos telejornais é passar atestado de desinteligência... Sugestões de fontes alternativas: Revista Caros Amigos; Sem Fronteira, Mundo Jovem, Brasil de Fato, entre outras. Sites interessantes: alainet.com , andes.org.br , cnbb.org.br (análise de conjuntura), servicioskoinonia.com

- Ir além da indignação – Esta constitui um primeiro passo importante. Mas, não é suficiente. Não queremos apenas denunciar. Precisamos anunciar, por gestos, palavras e atitudes criativas, que um outro mundo é possível. Para sermos, porém, levados a sério por quem nos ouve, temos que dar provas convincentes de que estamos mesmo engajados para valer, buscando começar a mudança por nós mesmos. Sermos melhores hoje do éramos ontem, e amanhã, do que somos hoje.

- Ousar para nós um programa de formação contínua – Se desejamos mesmo mudar o mundo, começando de nós, precisamos aprender, aprender e aprender incessantemente. Nossa educação é lacunosa. Não criamos o hábito de seguir aprofundando nossa visão de mundo, de sociedade, de ser humano, de Igreja. Isso exige estudo continuado, formação incessante, tanto no plano social como no plano teológico. Que tal organizarmos um plano de leituras para os próximos quatro anos, a partir dos temas que mais nos interessem acerca da realidade social e da Igreja?  Autores e autoras tais como Paulo Freire, Milton Santos, José Comblin, Pedro Casaldáliga, Frei Betto, Leonardo Boff, Eduardo Hoornaert, Rubem Alves, Elsa Tamez, Ivone Gebara, Marcelo Barros, César Benjamin, Ricardo Antunes, entre tantos outros e outras. São igualmente fecundas produções como as do CEBI, da CEHILA, do DEI (órgão de pesquisa ecumênica, da Costa Rica), etc.

- Buscar fecundar os nossos bons achados, em qualquer área de saber, sendo conseqüentes e testemunhando no dia-a-dia com práticas coerentes. – No Projeto de Deus, todo bom aprendizado tem que se traduzir em ações concretas. Não vale aprender por aprender, mas aprender para mudar, para ser melhor, para tornar melhores a nós mesmos e as pessoas com quem vivemos.

- Estender nossa tenda para além de nossa casa – Assim, vamos amar de tal modo nossa família, que vamos buscar ampliar essa família, buscando que muito mais gente dela faça parte: a família humana, sentindo o Planeta como a casa de todos os viventes. As relações com o Estado (política partidária, Governo, eleições, Parlamento) constituem uma dimensão importante de nossa atividade política, mas, não apenas não devem esgotar nossas atividades de cidad(ã)os, como também, dependendo da conjuntura  - e este parece ser o caso atual - devem ser relativizadas, à medida que podemos encontrar espaços alternativos com maior potencial transformador, como, por exemplo, ajudando a organizar os movimentos sociais populares, os principais protagonistas de transformação social alternativa.

- Compreender melhor as potencialidades e principalmente os profundos limites de instituições como Estado, Governo, Parlamento, Partido, etc., em comparação com outros sujeitos sociais de maior poder de mudança.

- No plano eclesial, tomando como referência definitiva o Evangelho, e vencendo a tentação de obediência cega às suas estruturas (contrariando inclusive o alerta de At 5, 29), exercitar uma leitura orante da Sagrada Escritura, e tirar as conseqüências práticas que o Espírito nos comunica, Ele que é o Doador dos Dons. Leitura orante que pode ser ajudada por um plano de leituras sobre História da Igreja (Hoornaert, Comblin, Beozzo, por ex.) e outros temas correlatos.




 João Pessoa, 10 de julho de 2006.

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