COMUNIDADE
PAROQUIAL DE SÃO PEDRO PESCADOR
CURSO DE
FORMAÇÃO CONTÍNUA
TEMA: A
REALIDADE SOCIAL À LUZ DA BÍBLIA E DA DOUTR. SOC. IGR. MINISRANTE: Alder Júlio
Ferreira Calado
DIAS: 12, 19
e 26/07 e 02/09/2006
PROPOSTA DO CURSO
A iniciativa busca dar seqüência à
demanda da Comunidade Paroquial, de assegurar aos membros dos distintos
setores, serviços, movimentos e associações da Paróquia, cursos, seminários ou
oficinas, que lhes permitam a contínua atualização e aprofundamento de temas
relevantes para a sua formação teológico-pastoral e de cidadã(o)s.
Neste ano, após várias semanas
seguidas de estudos sobre o Evangelho de Marcos, animados pelo Diácono Valter
Paiva, a Equipe responsável está oferecendo um breve curso sobre a atual
realidade brasileira e internacional, à luz dos ensinamentos bíblicos e da
Doutrina Social da Igreja.
O curso vem sendo oferecido pelo
Diácono Alder Júlio F. Calado, sociólogo, em quatro semanas seguidas, sempre às
quartas-feiras, das 19h30 às 21 horas.
TEMAS TRATADOS
Tendo em vista tratar-se de um
mini-curso (apenas quatro sessões), a proposta é de buscar fazer uma rápida
abordagem dos seguintes tópicos:
1 -
Aproximação conceitual sobre o sentido de “Realidade social” e de “Doutrina
Social da Igreja” (Foi o assunto da primeira sessão).
2 –
Principais desafios da atual realidade social
3 – Um olhar
sobre tais desafios à luz dos ensinamentos bíblicos, da tradição e da Doutrina
Social da Igreja.
4 – Que
pistas podemos, enquanto cristãos e cristãs, recolher desses ensinamentos para
um enfrentamento crítico-propositivos dos desafios atuais?
DINÂMICA
As sessões começam com uma breve
exposição pelo ministrante acerca do tópico da respectiva noite. Em seguida,
faz-se uma rodada de intervenções por parte das pessoas presentes. Cabe ao
ministrante tentar “costurar” os pontos mais relevantes socializados na
discussão.
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CURSO DE
FORMAÇÃO CONTÍNUA
TEMA: A
REALIDADE SOCIAL À LUZ DA BÍBLIA E DA DOUTR. SOC. IGR. MINISRANTE: Alder Júlio
Ferreira Calado
DIAS: 12, 19
e 26/07 e 02/09/2006
1A. SESSÃO (12/07/2006):
APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA E DISCUSSÃO DOS CONCEITOS ELEMENTARES DO CURSO
-
Apresentação e discussão sobre os temas e dinâmica propostos para o Curso
- Conceitos
básicos a serem trabalhados:
*
Realidade Social: Conjunto
das relações que nos envolvem nas distintas circunstâncias do existir, e das
quais também somos expressão e protagonistas, no dia-a-dia. São constituídas de
três esferas básicas:
a esfera
econômica: diz respeito
às atividades de produção, nos distintos setores que compõem o processo de
produção: o setor primário (agricult., pecuária, extrativismo); o setor
secundário (artesanato e indústria) e setor terciário (o da circulação dos
produtos e dos bens, via serviços e comércio);
a)
a
esfera política: envolve
as realações de poder, como este se acha estruturado e como é exercido. Envolve
relações com o Estado e as micro-relações da Oikía;
b)
a
esfera cultural:
(envolve as relações que implicam valores, idéias, ideologias, interesses,
crenças, etc.).
* Doutrina Social da Igreja: É também conhecida por
outros nomes: Ensinamento Social da Igreja, Magistério Social da Igreja, etc.
Não tendo, embora, valor de dogma, apresenta a posição oficial da hierarquia da
Igreja sobre temas de natureza social, econômica, política e cultural. Suas
raízes mais fundas estão fincadas nos ensinamentos bíblicos e nos ensinamentos
pastorais das gerações de cristãos dos primeiros séculos, na tradição dos
chamados Padres da Igreja...
Essa expressão passou a ser consagrada, a
partir do final do século XIX, com a publicação da Encíclica Rerum Novarum,
do Papa Leão XIII, em 1891. Daí por diante, outros papas também se
pronunciariam sobre os desafios da conjuntura de sua época: Pio XI (1931: Quadragésimo
Anno), João XXIII (1961: Mater et Magistra, e 1963: Pacem in
Terris); Paulo VI (1967: Populorum Progressio; 1971: Octogesima
Adveniens), João Paulo II (1981: Sollicitudo Rei Socialis; 1991: Centesimus
Annus), Bento XV (2006: Deus Charitas est). Além de se pronunciar
por meio de encíclicas sociais, cartas apostólicas e outros instrumentos,
convém ainda destacar a importância de outros pronunciamentos como alguns
documentos conciliares (Gaudium et Spes, Apostolicam Actuositatem...) e alguns
documentos das conferências episcopais regionais (a exemplo do Documento de
Medellín, do Documento de Puebla) e nacionais.
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REALIDADE SOCIAL À LUZ DA BÍBLIA E DA DOUTR. SOC. IGR. MINISRANTE: Alder Júlio
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DIAS: 12, 19
e 26/07 e 02/09/2006
2a SESSÃO DO CURSO SOBRE REALIDADE
SOCIAL
(MANAÍRA, PARÓQUIA DE S. PEDRO PESCADOR,
19/07/2006)
PRINCIPAIS DESAFIOS DA ATUAL
REALIDADE SOCIAL
1. NA ESFERA
ECONÔMICA
- Concentração
de riqueza, de rendas, de terras...
- Hegemonia do
capital financeiro, o mais parasitário do Capitalismo
- A política de
endividamento
- A política de
privatização do patrimônio nacional, nos países periféricos
2. NA ESFERA
POLÍTICA
- O império das
transnacionais e seus aliados do G-7
- A perda de
soberania dos Estados nacionais
- A
subserviência dos governos ao império do Capital
- A impotência
dos partidos para mudar tal espectro
3. NO PLANO
DA CULTURA
- O império da
mídia
- A inversão de
valores
- O império das
religiões de mercado
- A
desintegração da família
4. TRECHOS
BÍBLICOS QUE AJUDAM A DISCERNIR
O Sl 115 nos
convida a discernir os sinais dos tempos, à luz do Projeto de Deus, aguçando o
alcance de nossos sentidos: olhos, ouvidos, coração, etc.
Rm 12, 2:
“Não se amoldem às estruturas deste mundo”
1Ts 5, 21:
“Examinem todas as coisas e retenham o que é bom.”
Mc 10, 42-45:
alerta-nos para não reeditarmos as estruturas de dominação características dos
nossos tempos, convidando-nos a apostar na pedagogia do serviço: “Entre vocês
não seja assim.”
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e 26/07 e 02/09/2006
3a. SESSÃO (DIA 26/07/2006)
UM OLHAR SOBRE TAIS DESAFIOS À LUZ DOS
ENSINAMENTOS BÍBLICOS, DA TRADIÇÃO E DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA.
*Conceito
de Bem Comum: “Consiste
no conjunto de todas as condições de vida social que consintam e favoreçam o
desenvolvimento integral da
personalidade humana.” (Pacem in Terris, p. 36)
*Sobre o
destino universal dos bens e das riquezas: Gaudium et Spes, N. 69
*Sobre o
direito de quem, estando em extrema necessidade, recorrer a quem tem, para
satisfazer suas necessidades: Gaudium
et Spes, n. 69
*Sobre o
direito de propriedade:
Populorum Progressio, n. 23
* Sobre o
esbanjamento público ou privado: Populorum Progressio, n. 53.
* Sobre o
dever de se distinguir “Caridade” de Justiça: Apostolicam Actuositatem, n. 8.
* A
concentração de riquezas é um escândalo: Populorum Progressio, nn. 9 e 33.
* Conceito
de desenvolvimento integral:
Populorum Progressio, n. 42.
* Garantia
de emprego pleno: Pacem
in Terris, p. 36 e Octogésima Adv., n. 14,
* Defesa
da destruição de todas as armas atômicas: Pacem in Terris, p. 55.
*
Condenação da concentração de riquezas e do “imperialismo do dinheiro”: Mater et Magistra, nn.
32 e 33.
* Sobre o
protagonismo dos agricultores: Mater et Magistra, n. 141.
* Denúncia
das multinacionais: Octogésima
Adveniens, n. 44.
* O
Cristianismo não se confunde com nenhum sistema político, inclusive a
Democracia: Octogésima
Adveniens, n. 34 e Centesimus Annus, n. 13.
* A
Democracia formal reedita erros do Socialismo real: Centesimus Annus, n. 46.
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e 26/07 e 02/09/2006
4a. SESSÃO (DIA 02/08/2006)
QUE PISTAS PODEMOS, ENQUANTO CRISTÃOS E
CRISTÃS, RECOLHER DESSES ENSINAMENTOS PARA UM ENFRENTAMENTO
CRÍTICO-PROPOSITIVOS DOS DESAFIOS ATUAIS?
Pistas são, como se sabe, vestígios,
sinais indicativos de algo ou de alguém que se busca. Não são “receita”.
Enquanto cristã(o)s e cidadã(o)s, somos chamados a, não apenas conhecer melhor
os problemas sociais que nos afligem, mas sobretudo a buscar enfrentá-los e
superá-los. Como tentativa, portanto, é que devemos entender a indicação das
seguintes pistas, considerando as reflexões que temos feito, durante essas
quatro semanas sucessivas por nós vivenciadas.
-
Buscar responder ao apelo evangélico do “Vigiem e orem” (Mc 14, 38) – Manter-nos antenados aos
sinais que o Espírito de Deus nos inspira, por meio dos acontecimentos do
dia-a-dia. Ver melhor o que não conseguimos enxergar bem, ou nem chegamos a
perceber. Ouvir coisas distintas daquelas às quais nos habituamos, sucumbindo à
mesmice à mediocridade, à lógica do “menos ruim”. Sentir tantas coisas que
estão acontecendo e que, por não nos mexermos, não percebemos, e em relação às
quais nada fazemos. Em breve: aprimorar sem cessar nossa capacidade perceptiva.
Ir atrás das “correntezas subterrâneas”...
-
Manifestar nossa indignação ante as injustiças praticadas por parte de
quem quer que seja e cometidas não importa contra quem, deve ser um primeiro
passo. Gesto que nasce do nosso incessante esforço de conhecer melhor a
realidade por suas causas. Isto implica, entre outras atitudes, buscar
acercar-nos de fontes fidedignas. Pretender conhecer bem o Brasil pelos
telejornais é passar atestado de desinteligência... Sugestões de fontes
alternativas: Revista Caros Amigos; Sem Fronteira, Mundo Jovem,
Brasil de Fato, entre outras. Sites interessantes: alainet.com
, andes.org.br , cnbb.org.br (análise de conjuntura), servicioskoinonia.com
-
Ir além da indignação –
Esta constitui um primeiro passo importante. Mas, não é suficiente. Não
queremos apenas denunciar. Precisamos anunciar, por gestos, palavras e atitudes
criativas, que um outro mundo é possível. Para sermos, porém, levados a sério
por quem nos ouve, temos que dar provas convincentes de que estamos mesmo
engajados para valer, buscando começar a mudança por nós mesmos. Sermos
melhores hoje do éramos ontem, e amanhã, do que somos hoje.
-
Ousar para nós um programa de formação contínua – Se desejamos mesmo mudar o mundo,
começando de nós, precisamos aprender, aprender e aprender incessantemente.
Nossa educação é lacunosa. Não criamos o hábito de seguir aprofundando nossa
visão de mundo, de sociedade, de ser humano, de Igreja. Isso exige estudo
continuado, formação incessante, tanto no plano social como no plano teológico.
Que tal organizarmos um plano de leituras para os próximos quatro anos, a
partir dos temas que mais nos interessem acerca da realidade social e da
Igreja? Autores e autoras tais como
Paulo Freire, Milton Santos, José Comblin, Pedro Casaldáliga, Frei Betto,
Leonardo Boff, Eduardo Hoornaert, Rubem Alves, Elsa Tamez, Ivone Gebara,
Marcelo Barros, César Benjamin, Ricardo Antunes, entre tantos outros e outras.
São igualmente fecundas produções como as do CEBI, da CEHILA, do DEI (órgão de
pesquisa ecumênica, da Costa Rica), etc.
-
Buscar fecundar os nossos bons achados, em qualquer área de saber, sendo
conseqüentes e testemunhando no dia-a-dia com práticas coerentes. – No
Projeto de Deus, todo bom aprendizado tem que se traduzir em ações concretas.
Não vale aprender por aprender, mas aprender para mudar, para ser melhor, para
tornar melhores a nós mesmos e as pessoas com quem vivemos.
-
Estender nossa tenda para além de nossa casa – Assim, vamos amar de tal modo nossa família, que vamos
buscar ampliar essa família, buscando que muito mais gente dela faça parte: a
família humana, sentindo o Planeta como a casa de todos os viventes. As
relações com o Estado (política partidária, Governo, eleições, Parlamento)
constituem uma dimensão importante de nossa atividade política, mas, não apenas
não devem esgotar nossas atividades de cidad(ã)os, como também, dependendo da
conjuntura - e este parece ser o caso
atual - devem ser relativizadas, à medida que podemos encontrar espaços
alternativos com maior potencial transformador, como, por exemplo, ajudando a
organizar os movimentos sociais populares, os principais protagonistas de
transformação social alternativa.
-
Compreender melhor as potencialidades e principalmente os profundos limites
de instituições como Estado, Governo, Parlamento, Partido, etc., em
comparação com outros sujeitos sociais de maior poder de mudança.
-
No plano eclesial, tomando como referência definitiva o Evangelho, e vencendo a
tentação de obediência cega às suas estruturas (contrariando inclusive o alerta
de At 5, 29), exercitar uma leitura orante da Sagrada Escritura, e tirar
as conseqüências práticas que o Espírito nos comunica, Ele que é o Doador dos
Dons. Leitura orante que pode ser ajudada por um plano de leituras sobre
História da Igreja (Hoornaert, Comblin, Beozzo, por ex.) e outros temas
correlatos.
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