quarta-feira, 30 de maio de 2018

TRAÇOS DA MÃE ÁFRICA: em busca de nossas raízes (X)


TRAÇOS DA MÃE ÁFRICA:
em busca de nossas raízes (X)

Alder Júlio Ferreira Calado

            Estamos dando prosseguimento à matéria tratada, no número precedente de ABIBIMAN, acerca de elementos relativos à produção literária de escritoras africanas. Reportávamo-nos, de passagem, a um aspecto crucial do processo de produção literária – a incidência e o alcance dos condicionamentos político-ideológicos, enfrentados especialmente pelas escritoras africanas. Agostinho Neto, a seu tempo, já havia alertado para o mesmo desafio, em relação mais direta aos escritores.
            A questão central é a seguinte: em meio às estratégias de ocidentalização do estilo africano de produção literária - das mais sutis às mais evidentes -, como manter e ser fiel aos traços identitários dos escritores e escritoras africanos e de sua respectiva produção literária? E no caso específicos das mulheres escritoras?
            Vimos, em artigos precedentes, como a herança colonial (na África e alhures) implica uma multiplicidade de graves condicionamentos materiais e imateriais para os povos invadidos, expropriados, escravizados e re-educados conforme a grade de valores das metrópoles. Inclusive no campo da produção literária, salvo no caso de um processo de extrojeção do colonizador da alma dos povos invadidos, a tendência dominante é a de seguir-se a “cartilha!” do dominador.
As estratégias de produção e difusão da ideologia do dominador sobre os povos dominados são, não raro, carregadas de requintes de sedução. As táticas de domesticação são de uma astúcia, a toda prova. Inclusive aquelas que não hesitam em apelar para o discurso do respeito à “autonomia”, à “autodeterminação”, até à “recuperação da identidade” dos povos colonizados...
            Situação multiplamente agravada, no caso das escritoras. As relações de gênero, nos países africanos como entre nós, estão longe de beneficiar as mulheres enquanto produtoras intelectuais. Para dizer o mínimo. O aprimoramento do seu ofício-alvo requer prosseguimento dos estudos. Nas (ex?)colônias, o ensino superior é jóia rara para poucos privilegiados. Ir estudar na metrópole – se e quando se consegue - tem seus encantos, mas tem seu preço... Conquistar aí condições favoráveis de sobrevivência digna já não é fácil, e o que dizer do sonho de afirmar-se como escritora? E, no caso de encontrar oportunidades propícias ao desenvolvimento de suas potencialidades, quais as condições que lhes são, direta ou indiretamente, impostas?
            A despeito desses e de tantos outros entraves, alegra-nos saber de mulheres escritoras africanas honradas que, alcançando notoriedade internacional, pela qualidade de sua produção literária, se mantêm fiéis à causa libertária de sua Gente, resistindo, também lá, aos sedutores apelos dos “mensalões literários”...
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário