Compartilhando reflexões sobre a XIV Semana Teológica Pe. José Comblin
Alder Júlio Ferreira Calado
No Sábado do dia 17 de agosto de 2024, teve lugar na Casa dos Sonhos em Várzea Nova (Santa Rita-PB) a Sessão de encerramento da XIV STPJC. Três semanas antes, havíamos realizado, no Centro de Direitos Humanos Dom Oscar Romero (CEDHOR), em Tibiri II (Santa Rita-PB) outra Jornada Comunitária, dentro do calendário da mesma XIV STPJC. Em ambas, foi comunitariamente trabalhado o tema central desta semana teológica - “Os clamores dos pobres, os clamores de Jesus, hoje: por uma Espiritualidade Reinocêntrica”.
Nas duas experiências comunitárias, optamos pela mesma dinâmica: Priorizar o protagonismo de todas as pessoas presentes. Após os primeiros cumprimentos e apresentações, coube ao CEBI animar um momento de espiritualidade, em que Edna e Glória utilizaram trechos do livro “A Profecia na Igreja”, de autoria de José Comblin (livro que ele havia lançado, no próprio CEDHOR, em 2008), alternando com canto e oração final.
Tomando a palavra Pe. Hermínio Canova, do Grupo José Comblin, após a haver rememorado a programação a ser vivenciada, convidou o Prof. Elenilson Delmiro dos Santos a fazer uma introdução sobre o tema central a ser trabalhado. Em seguida, Pe. Hermínio, tendo em mãos um texto, contendo, ao final, duas questões provocativas convida as pessoas presentes a refletirem sobre o material distribuído, em três grupos. Feita a leitura do texto e discutidas as questões, os grupos trataram de compartilhar suas respostas. Reunidos em plenária, abriu-se um fecundo debate em torno das questões propostas, acerca do texto elaborado por Alder Júlio, a quem coube fazer um breve comentário de problematização sobre o que foi comunitariamente compartilhado.
Pe. Herminio volta a convidar o CEBI a animar uma Oração final, seguida pela saborosa merenda compartilhada por todos, com a ajuda das pessoas da casa. Importa destacar a sororal acolhida testemunhada por Gabriela, da Equipe de Coordenação do CEDHOR, bem como do presidente do CEDHOR, Irmão Chico. Do encontro participaram: O Grupo José Comblin (Pe. Hermínio, Elenilson, Pe. Wancelei), do grupo Kairós (Glória, Lúcia, Aparecida, Emanuel, Inês, Alder), do CEBI (Edna, Glória, Lúcia, Márcio), da CPT (Tânia, Jessica, João Batista), e ainda, Pe. Eliezer Souza, Pe. Waldemir Santana, e o casal Socorro-Diácono José Duran.
Com relação aos trabalhos vivenciados na Sessão de Encerramento (17/08), destacamos igualmente aspectos mais tocantes. Todos se sentiram, mais uma vez, bem acolhidos por Irmã Judith (Religiosa Dominicana, Coordenadora da Casa dos Sonhos), além da qual se Fizeram presentes: Grupo Kairós (Glória, Lúcia, Inês, Emanuel, Eraldo, Alder), Grupo Pe. José Comblin (Pe. Hermínio, Elenilson, Pe. Wancelei), CPT (Tânia, Pe. Hermínio), CEBI (Edna, Glória, Lúcia), Grupo “Laudato si” (Elizangela, Pe. Eliezer), religiosas dominicanas atuando em São José da Mata (Ir.ª Cleide Pires, Ir.ª Silvana Oliveira, Ir.ª Jessica Alvarez), Pe. José Fernandes, Missionário Dominicano (da Ordem dos Pregadores), atuando na Comissão Dominicana de Justiça e Paz e integrante da Coordenação para a edição brasileira da Agenda Latino-Americana, juntamente com Maria de Nazaré Carvalho Mendonça, a Secretária executiva da Comissão Dominicana de Justiça e Paz e da equipe de Coordenação da mesma Agenda Latino-Americana, além de Glaudemir Silva, nosso convidado a refletir sobre o tema central da XIV semana teológica.
Como de hábito, integrantes do CEBI foram convidados a animar o momento inicial de Espiritualidade. Glória e Edna, após nos convidarem a entoarem um mantra, nos fizeram saborear um belíssimo poema escrito pela saudosa Irmã Agostinha Vieira de Melo, em homenagem ao Pe. José Comblin, intitulado “Apressador de Urgências”, por ocasião das comemorações dos 80 anos de Comblin. Em seguida, Edna leu passagens mais tocantes do livro “A Profecia na Igreja”.
Após apresentar as boas-vindas às pessoas, Pe. Hermínio relembra o roteiro da programação daquela manhã. Acolhida, oração inicial, apresentação das pessoas dos grupos participantes, exposição por Elenilson Delmiro dos Santos. Exposição por Glaudemir Silva (convidado para refletir sobre o tema central: “os clamores dos pobres, os clamores de Jesus, hoje”:
Por uma Espiritualidade Reinocêntrica); rodas de conversa sobre as exposições feitas;
Ao ler uma breve nota biográfica de Elenilson Delmiro dos Santos, convida-o a fazer uma reflexão inicial sobre a construção comunitária da XIV, atendo-se à sua temática central;
Lançamento dos livros de Glaudemir Silva e do Livro do Grupo de Pesquisa José Comblin, da PUC/SP em coautoria com o grupo de Pesquisa José Comblin, da UNICAP/PE;
Oração final;
Merenda Comunitária
Agradecendo a Elenilson pela sua contribuição, em seguida, Pe. Hermínio, passa a ler alguns dados biográficos de Glaudemir Silva, nosso convidado a refletir mais detidamente, e a partir de sua experiência de Missionário itinerante, sobre o tema central da semana teológica.
De forma profunda e didática, Glaudemir, partindo de sua longa e fecunda experiência de Missionário Itinerante, nos traz frutuosos exemplos ilustrativos de uma Espiritualidade Reinocêntrica que ele vem colhendo de suas experiências com os pobres (encarcerados, enfermos, moradores de rua, etc). Também, fez questão de nos convidar a fortalecer o nosso compromisso com a causa libertadora dos empobrecidos, buscando testemunhar a pedagogia do Pe. Comblin, “Uma vida guiada pelo Espírito”.
Seguiu-se uma instigante roda de conversas, em que, sob a coordenação do Pe. Hermínio e em blocos de 3 ou 4 pessoas, participamos de uma rica reflexão com Glaudemir, acerca de questão de desafios da atualidade macro-social e ao interno das Igrejas Cristãs.
Seguiu-se o lançamento dos livros e da Agenda Latino-americana, por Elenilson, por Glaudemir e pelo Pe. José Fernandes.
Com uma oração final animada por Edna e Glória, todos foram convidados a compartilhar uma saborosa merenda.
João Pessoa, 24 de Agosto de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário