sábado, 31 de março de 2018

POVO NEGRO: REMOVENDO ENTULHOS HISTÓRICO-CULTURAIS, E AJUDANDO A SEMEAR UM NOVO MUNDO





Alder Júlio Ferreira Calado[1]*


            Nossa primeira inquietação consiste em situar o Povo Negro, em toda a sua rica diversidade, no espectro do conjunto geral dos povos que constituem a Humanidade, em comunhão com o Planeta e com o Universo.
O Povo Negro não quer afirmar-se em detrimento de, ou na indiferença em relação a outros povos-irmãos. Cioso de sua identidade (sempre dentro da ampla diversidade, e em permanente construção), sente-se, em primeiro lugar, como parceiro dos outros povos e da Mãe-Natureza. O que é bom para a Humanidade e o que é bom para o Planeta e o Universo também é bom para o Povo Negro. O Povo Negro faz também suas as alegrias, as angústias, as lutas, as conquistas e as esperanças da Humanidade e do Planeta, principalmente hoje, quando talvez mais do que nunca antes, nossa Mãe-Terra geme em dores de parto (a tragédia no Japão é apenas um desses sinais que se vêm multiplicando...).
Ao mergulhar em suas características específicas, não o move qualquer pretensão de ser melhor nem pior do que ninguém. Exercita suas características próprias e sua notável diversidade, afirmando o princípio da igualdade social de todos os povos e a dignidade de todos os humanos e de todos os seres partícipes da comunidade dos viventes.
É com tal sentimento prévio, que exercita seu olhar interior, a contemplar suas especificides.
            Por quê, como, a favor de quê e contra quê luta o Povos Negro, no mundo e no Brasil? Como busca articular suas lutas, em relação a tantas outras lutas protagonizadas pelos oprimidos de todo o mundo, inclusive no Brasil? No caso da sociedade brasileira da atualidade, que desafios vem enfrentando? E, no espectro dos movimentos e das organizações afrobrasileiras, como se situa a ABIBIMIMAN, expressão da ARCA, cuja caminhada, em breve, estará alcançando um quarto de século? Eis um roteiro de questões que nos propomos trabalhar, no quadro e nos limites de um artigo compondo o presente livro. E buscamos fazê-lo em três tópicos: partindo do atual cenário internacional; como o Povo Negro afrobrasileiro vem buscando protagonizar suas lutas? Qual tem sido a contribuição específica de ABIBIMAN, nesse contexto?

Partindo de um quadro panorâmico do atual cenário internacional

            Se, por um lado, nunca deixamos de ter um cenário internacional de relevante efervescência – em uns lugares e tempos mais do que em outros -, por outro lado, sabemos que tal quadro vem tomando ares mais intensos, de alguns anos para cá, graças, como se sabe, à notável intensificação do processo de globalização capitalista, a afetar drasticamente toda a cadeia produtiva, os processos organizativos do trabalho, bem como a reconfiguração dos Estados nacionais, além da grade hegemônica de valores.
Enfrentamos uma nova configuração sócio-econômico-política e cultural, acarretando numerosos desafios, inclusive por conta de sucessivas crises do próprio Capitalismo, especialmente nesses últimos anos. Múltiplos e compexos desafios, a começar pelos de caráter mais diretamente econômico: reestruturação produtiva, novos processos de organização do trabalho, a acarretar desemprego estrutural, crescente precarização das relações de trabalo, concentração de riquezas, de terras e de rendas. No plano mais expressamente político: um forte reordenamento das funções sociais dos Estados nacionais, de modo a viabilizar as políticas econômicas ditadas aos Estados nacionais – em especial os periféricos - pelos grandes conglomerados transnacionais, em todas os setores – econômico, político, cultural. No caso deste, a atuação se dá de modo mais intenso pela via midiática, expressão viva das forças imperantes.
Nos espaços mais ampliados de realização do Fórum Social Mundial, temos tido ocasião de deparar-nos com relatos, ao mesmo tempo trágicos, em um sentido, e promissores, em relação, por exemplo, às iniciativas de resistências mais recentes, acarretando uma onda de ebulição em que nos encontramos, no cenário mundial da atualidade, diante das lutas crescentes dos povos contra o modelo capitalista de produção, de gestão e de consumo, nas várias esferas da realidade. Ressoam ainda bem vivos aos nossos ouvidos os clamores das mobilizações anti-globalização neoliberal nos Estados Unidos, na Itália e outros países europeus, na América Latina e em outras partes. E ainda com força maior, mais recentemente nos países do Norte da África e no Oriente Médio.
A generalizada insatisfação contra o Capitalismo, ao longo do mundo, deve-se tanto às variadas e cada vez mais freqüentes agressões ao Meio Ambiente, como às crescentes violações aos direitos mais elementares do povo dos pobres, em escala mundial. E isto não se dá apenas num setor isolado ou em alguns deles. Tais violações estendem-se, com efeito, a todas as esferas da realidade: da economia à política; da cultura ao âmbito das religiões. Trata-se de um profundo comprometimento de um sistema como um todo, de modo a afetar a lógica mesma de organização das sociedades, capitaneadas pelos grandes conglomerados mundiais, a agirem na mineração, na construção de mega-usinas hidrelétricas, na exploração e comercialização do petróleo, nas grandes empresas transnacionais de mineração, no agronegócio, na indústria de armamentos, nos paraísos fiscais, na indústria de drogas, na indústria de armamentos sofisticados, na indústria farmacêutica, na lógica que preside à indústria automobilística, nas políticas de privatização da saúde e de outros setores estratégicos, na degradação dos serviços públicos essenciais, em escala mundial, no controle das fontes de vida, na concentração de terras para fins lucrativos de poucos, nas políticas de comunicação controladas por grandes empresas midiáticas, etc., etc.
            O Povo Negro, até pelo fato de se constituir em maiorias ou expressivos contingentes nessas sociedades, a par dos demais povos da Terra, não se conforma com esse modelo secular de organização, de gestão e de consumo das sociedades humanas, alicerçado nos privilégios de pequenas minorias, em prejuízo direto e indireto de massacradas maiorias, tornadas mero alvo de lucro, mercadorias. Maiorias destituídas, “a manu militari”, de suas organizações de produção, de seus direitos políticos, de suas formas autóctones de gestão, de suas manifestações culturais nativas. O Povo Negro se acha cansado de uma longa dominação colonial e pós-colonial. Quer voltar a ser sujeito de sua própria história. Os mais recentes acontecimentos em parte da Mãe-África acenam nessa direção. Um número crescente de manifestações populares, circunscritas por enquanto ao Norte da África (Tunísia, Argélia, Egito...) tem acenado para a necessidade e urgência de se buscar um outro rumo para os povos da África, bem como para outros povos (como os do Oriente Médio). Ensaiam um primeiro passo. Movidos pela indignação cívica, exacerbada por décadas de repressão e exploração de uma “cleptocracia” (entendida como o império de um pequeno grupo que vive de ´pilhagem ou de extorquir a população). Mas, sabemos que seus objetivos vão muito além dessa explosão de revolta, à medida que investirem em processos de organização de suas bases e de formação alternativa a esse estado de barbárie.
            Por todo o Planeta, registram-se sinais cada vez mais convincentes, de que os povos se organizam contra as perversões multifacetadas de que têm sido vítimas por parte do modelo capitalista. Há cerca de dois anos, o sistema voltou a apresentar sinais de exaustão, desde o coração do império. Segmentos expressivos daquela sociedade – inclusive com uma significativa população formada pelo Povo Negro -  vêm manifestando, de várias maneiras, seu protesto contra as formas de exploração, de dominação e de marginalização infligidas pelo Capitalismo, de que seguem sendo vítimas os humanos e o Planeta.
            À medida que enormes parcelas da população estadunidense se vêem metidas num processo de crescente empobrecimento, outros povos vão se sentindo motivados a buscarem outra forma de organização de seu processo de produção, circulação e consumo, bem como de gestão de seus bens culturais.
            Exaure-se todo o sistema imperante, inclusive as instâncias que lhe davam sustentatação, a começar pela ONU e demais organismos multilaterais. A esse respeito, têm surgido vozes proféticas, a exemplo da recente proposta feita por Miguel d´Escoto e Leonardo Boff de uma profunda reestruturação de um organismo internacional representativo e de credibilidade, aos olhos dos 192 países do mundo, que faça cessar os privilégios das grandes potências, na tomada de decisões graves, em escala mundial.
            De fato, está em jogo o destino dos povos. Já não lhes interessam os velhos instrumentos convencionais de de produção, de gestão, de organização, de consumo e até de avaliação. São contestáveis até os parâmetros de avaliação econômica, baseados em instrumentos tais como Produto Interno Bruto, Renda “per cápita”, Risco-país, Superávit Primário e similares. Todos funcionais à lógica do Mercado, propensos a uma avaliação economicista, de olhos voltados exclusivamente para o crescimento econômico favorável aos grandes conglomerados transnacionais e às grandes potèncias. Já não se trata de contestar partes isoladas do sistema, mas é refutado o modelo como um todo: de suas estruturas de produção aos mecanismos de organização política; da lógica de seu desastrado comércio a seus padrões de consumo; de sua grade de valores às suas relações com a natureza e com o Sagrado. Trata-se, em breve, para os povos da Terra, de pôr fim definitivamente ao império da mercantilização das relações humanas entre si, e destas com a natureza e com o Sagrado.
            Desafio sem precedente, sob certo ponto de vista, e a ser enfrentado a curto, médio e longo prazos. E a ser enfrentado de modo divers do já experimentado, no passado, quando se apostava em “humanizar” o Capitalismo, em torná-lo menos cruel, por meio de correções pontuais, de reformas tópicas (Social-Democracia, Estado do Bem-Estar Social e outras tentativas do gênero).
            Cada vez mais e melhor se percebe que já não é mais razoável pretender-se “melhorar” o Capitalismo. Importa, sim, dar fim ao mesmo, seja em sua dimensão econômica, seja no plano de suas relações políticas, seja ainda no terreno cultural e de sua grade de valores.
            Na área econômica, por exemplo, já não se trata de pretender-se reduzir progressivamente a gula dos grandes conglomerados transnacionais, por meio de taxações especiais ou de transferência simbólica de suas riquezas. Trata-se, agora, de exercitar com ele a única relação humanizadora e ecológica possível: combatê-lo e desmantelá-lo em seus fundamentos. Por certo, isto não é tarefa fácil, nem tampouco de curto prazo. Nem se tem receita para tanto. Simplesmente – e já é muito! – parte-se de uma certeza: sabemos que tal sistema é, por definição, predatório dos humanos e do Planeta. Podemos não saber exatamente – nem achamos que haja – “a” alternativa, mas estamos imbuídos da convição de que “É melhor saber para onde ir, sem saber cmo, do que saber como e não saber para onde ir.”
            No campo político, a luta se trava de forma orgânica. Também aqui, não se tem receita. Tem-se, sim, algumas pistas. Uma delas: já não vale a pena apostar-se, como em outras conjunturas passadas, na via parlamentar ou nos espaços governamentais. Se estes sempre constituíram instrumentos orgânicos do Estado – no caso, do Estado capitalista -, nas últimas décadas, isto se tem dado como nunca antes. Os Estados nacionais – enfraquecidos em seu poder de formulação de políticas sociais de tipo social-democrata, nas décadas mais recentes vêm se rendendo, cada vez mais expressamente, aos ditames dos grandes conglomerados transnacionais, seja no âmbito das finanças, no terreno das grandes empreiteiras, no mundo do agronegócio, da metalurgia, da mineração, das mega-usinas, dos laboratórios farmacêuticos, etc., etc. As forças sociais que, tradicionalmente se têm valido da desgastada  tática (ou estratégia?) do “entrismo” (tentativa de se apropriar, pela via dos instrumentos convencionais, dos aparelhos de Estado) e, por isso, teimam em usá-los como espaços alternativos aos interesses das classes populares, têm sofrido reiterados reveses, sem contar que boa parte de seus “representantes”, não apenas não logram conquistas significativas (a não ser para seus projetos pessoais ou de pequenos grupos), como  acabam cooptados...
Com efeito, já não mais adianta nutrir expectativas de amenizar a ferocidade do Mercado e dos seu Estado, mas de atingi-lo pelas entranhas. Mesmo não sabendo qual é “o” caminho, sabemos que há pistas.Uma delas: não compactuar com a lógica do sistema já é um primeiro passo consistente. Urge, como costuma insistir o Prof. Ivandro da Costa Sales, “pular fora da lógica capitalista”. Isto implica redefinir nosso horizonte de sociedade, nossos caminhos e nossas posturas, começando por gestos minúsculos, moleculares, mas prenhes de uma convicção fundamental: é, sim, possível, ensaiar passos concretos – em âmbito pessoal como no plano societal – de alternatividade.

Como o Povo Afrobrasileiro vem conseguindo protagonizar suas lutas, nesse quadro atual?

            É sabido que a população negra do Brasil constitui um dos maiores contingentes da população negra mundial, superando o contingente populacional de quase todos os países africanos, tomados individualmente. Este fato não se dá sem marcas e conseqüências relevantes, tanto do ponto de vista de sua evolução histórica, quanto do ponto de vista de sua diversidade cultural e de formas de organização.
            Um rápido olhar em direção ao perfil do Povo Negro no Brasil permite perceber uma enorme variedade de rostos, com suas marcas comuns e, ao mesmo tempo, com seus traços singulares. Se, de um lado, estamos diante de uma maioria marcada por situações tais como: os mais pobres, ou mais precisamente, os mais empbrecidos da população brasileira; o segmento mais afetado pela criminalização de classe, de gênero, de etnia e de outros preconceitos sócio-culturais; pelo déficit endêmico (ou até ausência) de bens e serviços públicos essenciais (moradia, educação, saúde, transporte coletivo, etc.), temos, por outro lado, no próprio interior do Povo Negro brasileiro, uma espantosa diversidade de perfis, envolvendo questões de gênero, de idade, de escolaridade, de opções religiosas, de iniciativas culturais, de opções políticas, etc.
            Ainda quanto ao que concerne a características comuns (pelo menos para uma enorme maioria do Povo Negro brasileiro), convém destacar duas delas: as diferentes discriminações de que é vítima e o fato de ser constante alvo de criminalização. Com relação às múltiplas discriminações, importa sublinhar as seguintes:
            * discriminações de classe: dentre os segmentos mais afetados pela pobreza resultante do processo de exploração capitalista, os Negros constituem a maioria; do grande número de trabalhadores e trabalhadoras desempregados, os afrobrasileiros são maioria; assim também no que se refere ao sub-emprego, aos mais baixos salários, às mais precárias condições de trabalho e moradia; aos menores índices de escolaridade; ao pior acesso aos serviços públicos básicos; às mais precárias condições de transporte urbano e rural; aos piores índices de acesso a cargos mais relevantes nas empresas, nas Forças Armadas, nas Igrejas, no Parlamento, no Judiciário, no Executivo...
            * alvo mais freqüente de criminalização: uma enorme parcela a compor a população carcerária também é formada de Afrobrasileiros, em especial de seu segmento jovem.
            Para além desses traços comuns, convém ter igualmente presentes traços singulares do Povo Negro brasileiro. Traços que vêm se forjando historicamente, de um lado, pela evolução de seu protagonismo, dentro da diversidade já mencionada, e, por outro, em função de diferentes conjunturas. Registra-se aí uma dinâmica interação das várias nuanças e singularidades do Povo Negro brasileiro com diferentes condicionantes conjunturais. Inclusive hoje, cumpre tomar em conta tal interação. Graças a esta, é que, no interior do mesmo Povo Negro brasileiro, podem ser observadas facetas diversificadas:
- segmentos afinados com a maioria dos valores dominantes e segmentos (minoritários) que se mostram críticos à grade de valores dominante;
- segmentos do Povo Negro brasileiro fortemente afinado
- parcelas politicamente simpáticas ao modo de gestão governamental e parcelas (minoritárias) que se manifestam arredias, indiferentes ou até mesmo em oposição ao modelo dominante;
- contingentes significativos do Povo Negro brasileiro afinados com as práticas religiosas cristãs, no interior de diferentes igrejas, e contingentes que tendem a afirmar-se pela sua identidade afro-religiosa, e ainda outra parcela que se mantém relativamente indiferente a credos;
- uma parte considerável do Povo Negro brasileiro mostra-se com tendência a uma integração orgânica com os não-Negros, enquanto outra parte (minoritária) tende a preservar sua identidade afrobrasileira;
- no interior do segmento que se empenha na fidelidade à sua identidade afrobrasileira, há os que, em complementaridade a essa busca, se mostram abertos à interação com outros segmentos não-Negros, e há ainda uma parcela cujo zelo identitário tende a fechar-se em si mesmo, sinalizando algum traço de auto-suficiência (do que pode ser sinal o uso de símbolos com dizeres tais como “100% Negro”).
            São apenas algumas das nuanças resultantes de um secular processo de interação observável entre o empenho do Povo Negro brasileiro em manter vivas suas singularidades étnicas e certa assimilação ou, pelo menos, certa acomodação aos padrões culturais dominantes.
            Diante de alguns elementos em busca de um esboço de perfil do Povo Negro brasileiro, torna-se mais compreensível as também diversificadas posições tomadas pelos Afrobrasileiros e Afrobrasileiras, ao calor das sucessivas conjunturas sócio-hiestóricas, inclusive no presente. Posições majoritárias, sim, unânimes, não: é o que se tem observado, nas diferentes conjunturas, inclusive na atual. E isto vai das manifestações religiosas às opções político-partidárias; das posições diante dos conflitos econômicos,sociais e culturais, presentetes, por exemplo, em suas distintas posições frente às políticas públicas, notadamente nas políticas governamentais específicas. Um caso paradigmático dessa diversidade incide no debate e na avaliação da política de cotas afirmativas.
            E aqui dificilmente têm êxito avaliações com tom de excludência, do tipo “Tal posição é a certa.” Se em situação alguma, ninguém é dono da verdade, tampouco diante de casos tão complexos como este. Quem concorda com e luta pelas cotas tem seus argumentos a serem considerados:
- diante de uma opressão secular da qual os Negros foram – e continuam sendo - as principais vítimas, não dá mais para esperar que, primeiro, se mude todo o modelo, para só então assegurar-se aos Negros seus direitos negados, como no caso da educação;
- longo é o processo de nossa libertação: por que não começar por pequenos passos?
- o acesso dos Afrobrasileiros à universidade, ainda que por meio não convencional, vai abrindo caminho à incorporação de contingentes marginalizados, recobrando sua auto-estima e incentivando seu potencial. Só para mencionar três dos argumentos freqüentes ouvidos.
            Por outro lado, também não parece razoável fazer ouvidos moucos ao contraditório, a argumentos do tipo:
- A opção pela política de cotas promove uma integração orgânica dos Negros a uma sociedade profundamente desigual, na qual a política de cotas cumpre um papel apenas lenitivo, o que acaba por legitimá-la objetivamente;
- a política de cotas favorece uma parcela minúscula do Povo Negro, sem alcançar nem combater as raizes mais fundas do modelo de desigualdade social imperante
- assim como as políticas afirmativas, em geral, a política de cotas corre o risco de contribuir para a desmobilização das classes populares em busca de seus direitos plenos, à medida que passa a idéia de uma medida progressiva (feita em etapas), destinada a assegurar a setores tradicionalmente marginalizados da população acesso a direitos secularmente negados a tais setores sociais.
            Como se pode perceber, não parece razoável negar-se a entender os argumentos colocados por distintas partes do Povo Negro, conforme sua posição ético-política. Nesse sentido, parecem legítimos todos esses argumentos, se se toma em consideração o lugar social de onde partem, bem como suas respectivas visões de mundo e de sociedade.

De que modo ABIBIMAN, como expressão da ARCA, vem buscando contribuir com a causa do Povo Negro, em nossa região?

            Todo esse esforço de compreensão dos distintos perfis do Povo Negro brasileiro, bem como de seus respectivos movimentos e organizações de base é feito por meio de uma ampla pluralidade de protagonistas, de espaços sociais, de meios e de formas de atuação. Nesse amplo espectro de movimentos e entidades organizativas do Povo Negro brasileiro, inclui-se a iniciativa da Associação do Resgate da Cultura Afro, bem como de seu respectivo periódico, ABIBIMAN. Aqui nos restringimos a essas duas últimas iniciativas, notadamente ao jornal ABIBIMAN.
Ainda na década de 90, na esteira do esforço organizativo e de resistência às diferentes marcas de exploração, de opressão e de marginalização expressas pelo Neoliberalismo, um grupo de militantes da causa negra, liderado por Luiz Eloy Andrade, juntamente com o Prof. Francisco Galindo, o Prof. Francisco Romildo e outros colaboradores e colaboradoras, toma a iniciativa de fundar uma organização em defesa da causa dos Afrobrasileiros e Afrobrasileiras – a ARCA: Associação de Resgate da Cultura Afro.
            Como indica o próprio título da Associação, os ebjetivos perseguidos, desde então, não poderiam ser outros senão o de buscar recuperar a memória e o legado da cultura do Povo Negro, por meio da sensibilização, organização. formação e mobilização da sociedade, em especial dos filhos e das filhas do Povo Negro.
            Daí resultaram várias atividades e iniciativas fecundas, boa parte das quais registradas nas páginas de ABIBIMAN, periódico que tornou mais conhecido o trabalho da ARCA e de seus protagonistas. De lá para cá, quantos eventos organizados, quer nas escolas públicas, quer nas faculdades da região, mas igualmente nas praças e nas ruas, bem como nas comunidades rurais da região.
            Destaquemos aqui o papel de ABIBIMAN que, mais tarde, veio a contar com uma pagina própria na internet. O grande papel cumprido por ABIBIMAN foi o de divulgar, junto a amplos setores da população, a posição crítico-transformadora da ARCA e dos seus protagonistas frente a sucessivos desafios sócio-históricos e político-culturais que, direta ou indiretamente, envolviam o Povo Negro, interpelando-o e chamando-o a assumir seu protagonismo.
            Uma leve consulta às páginas de ABIBIMAN permite deparar-nos com uma gama de temas, questões, problemas, fatos, situações de que tratam seus colaboradores e colaboradoras: notícias, textos sobre o dia-a-dia do Povo Negro, políticas sociais, análise de conjuntura, memória do Povo Negro, biografias de figuras paradigmáticas do Povo Negro, canções, artes, fotografias, medicina alternativa, religiões de matriz africana, beleza negra, história da África, entre outros.
Um desses pontos recorrentes no referido periódico tem a ver com o esforço de recuperação da memória histórica do Povo Negro, em especial em Pernambuco. Esforço socialmente relevante, à medida que pode despertar em seus leitores e leitoras o desejo de pesquisar diversas fontes atinentes ao período da escravidão, no Brasil, no Nordeste e, especificamente, em Pernambuco, e nas quais não raro se encontram registros de grande impacto investigativo, quanto a preencher lacunas acerca de situações concretas ligadas a diferentes comunidades quilombolas, espalhadas pela região ou pelo Estado.
Outro ponto a destacar: o esforço de socializar elementos da história dos povos africanos, bem como traços singualares daquele continente. Além de suscitar curiosidades diversas, tal iniciativa também pode servir de incentivo e de conteúdo complementar aos estudos da África, recentemente incorporados aos componentes curriculares oficiais, em especial das escolas públicas.
            Há tantos outros elementos merecedores de análise ou de comentários, resultantes da “performance” de ABIBIMAN, nessas décadas mais recentes. Teremos ocasião, de outra feita, de voltar ao assunto. Por enquanto, busquemos contentar-nos com esses poucos destaques, como um aperitivo ao aprofundamento de nossa curiosidade epistemológica.

Considerações sinópticas

            Vêm de longe as lutas do Povo Negro pela sua libertação, no Brasil e em outros países. Datam desde o início do processo de colonização de terras americanas e brasileiras pelos europeus. De lá para cá, séculos se passaram. E ontem como hoje, a cada forma de dominação, a cada tipo de exploração, a cada modo de marginalização dos Afrobrasileiros – mulheres e homens – dos mesmos tem brotado um esforço incessante de resistência, sob os mais distintos aspectos.
            Buscar compreender tal trajetória requer um esforço de alcançar suas raízes históricas, as condições de sua formação enquanto Povo. Implica traçar seus diferentes perfis, e situá-los adequadamente no cenário sócio-histórico atual. Foi o que tentamos fazer, inicialmente, partindo da convicção de que o Povo Negro sente-se, antes de tudo, como parte integrante do conjunto de povos da Terra, a eles irmanados e com eles comprometidos no processo de libertação das distintas formas de opressão: de classe, de gênero, de etnia, de geração, etc.
            Ainda neste primeiro tópico, percebemos que, seja em relação ao Povo Negro, seja em relação às maiorias oprimidas no mundo inteiro, têm surtido pouco efeito as lutas pontuais, quando não adequadamente articuladas em vista da superação do atual modelo de produção, de organização e de consumo de tipo capitalista (ou de qualquer forma de organização baseada em classes sociais e seu Estado e respectivos aparelhos).
            Em seguida, direcionamos nosso olhar às especificidades dos problemas e desafios mais impactantes da atualidade do Povo Negro brasileiro. Buscamos caracterizar a composição dos perfis dos Afrobrasileiros e Afrobrasileiras. Um perfil complexo e fortemente diversificado, quanto às relações de classe, de gênero, de etnia, de geração, de religiosidade, etc. Diversidade estreitamente ligada à sua trajetória histórica multissecular, bem como às opções históricas de seus protagonistas.
            Diversidade que se apresenta, ao mesmo tempo, como uma virtude e como um desafio, quando se trata de desenhar o porvir desse Povo no quadro do presente e do futuro da sociedade brasileira.
            Finalmente, tratamos de reconhecer uma extensa gama de entidades e organizações pelas quais se distribui o Povo Negro brasileiro, em busca de organização, de mobilização frente às distintas formas de opressão. Dentro dessa extensa gama de organizações de base do Povo Negro brasileiro, inclui-se a Associação de Resgate da Cultura Afro (ARCA), da qual tem sido porta-voz privilegiado seu periódico ABIBIMAN, por meio do qual a ARCA vem divulgando suas atividades formativas e informativas, em âmbito regional.

João Pessoa, 17 de março de 2011


Sociólogo. Como educador popular, participa de grupos de pesquisa, na região, e acompanha a caminhada dos movimentos populares e pastorais sociais, no Nordeste, desde meados dos anos 60. Mais recentemente, vem acompanhando a caminhada da Assembléia Popular/PB. Dentre outros escritos, é autor de Direitos Humanos X Capital. João Pessoa: Idéia, 2002.

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