terça-feira, 1 de outubro de 2024

Intérpretes do Brasil (I): elementos da análise dialética de Ruy Mauro Marini

 Intérpretes do Brasil (I): elementos da análise dialética de Ruy Mauro Marini 


Alder Júlio Ferreira Calado 


Como assim acima assinalado, este texto constitui o primeiro de uma série de análises acerca de pensadores e pensadoras brasileiros, com reconhecida contribuição à compreensão da formação sócio-histórica da sociedade brasileira. Embora seja de uma geração relativamente recente, houvemos por bem começar pela figura de Ruy Mauro Marini cuja contribuição nos parece das mais relevantes, ainda que pouco conhecida até porque a maior parte de sua produção teórico-metodológica foi publicada fora do Brasil. 


Ruy Mauro Marini nasceu em Barbacena - MG, em 1932. Tendo concluído o Ensino  Médio, empenha-se na preparação para o ingresso na Universidade, tendo optado pelo Curso de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, dele se afastando para ingressar no Curso de Administração Pública, da Escola de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas, contando com a orientação de Guerreiro Ramos. Ao mesmo tempo, inserido em um contexto histórico de intensa mobilização estudantil, também milita como líder no próprio Movimento Estudantil, inclusive contribuindo na redação de textos críticos de periódicos do seu meio. 


Ainda cedo, com o apoio de Darcy Ribeiro, Ministro de João Goulart e o primeiro Reitor da UnB, passa a atuar como Professor da Universidade de Brasília (UnB). Ele havia recém-chegado da França, onde obtiveram seu curso de Pós-Graduação, ao tempo em que vai se aprofundando, ao lado de figuras como Theotônio dos Santos, Vânia Bambirra, na investigação científica de temas candentes referentes à situação estrutural do Brasil e da América Latina, tendo o Marxismo como seu referencial  teórico-metodológico. 


Por força da crescente ofensiva dos Movimentos populares e Sindicais, organizados, em escala nacional, pelas “Reformas de Base”, os setores reacionários da sociedade brasileira passaram a tramar o golpe de Estado , com o apoio dos grandes empresários, dos latifundiários, da imprensa hegemônica e do Governo dos Estados Unidos, o Golpe de Estado restou consumado em 1 de Abril de 1964, instalando desde então a Ditadura Civil-militar no Brasil, que duraria tenebrosos 21 anos. 


Seguiu-se uma crescente onda de perseguições, de prisões - de que fora vítima o próprio Ruy Mauro Marini -, de torturas, de banimentos e toda sorte de repressão. Graças a um “Habeas corpus” conseguiu livrar-se da prisão, sentindo-se constrangido a embarcar para o México, como exilado, em 1965. Pouco antes do Golpe de 1964, Ruy Mauro Marini integrou a POLOP, juntamente  com outros colegas e amigos de sua geração, a exemplo de Vânia Bambirra e Theotonio dos Santos, Eder Sader, Emir Sader, Marco Aurélio Garcia, entre outros (quase todos encontrando-se também como exilados no Chile, participando do MIR, e alguns deles também no México), sobretudo com a reconhecida contribuição revolucionária, de Eric Sachs, militante comunista que, após uma rica experiência de militância juvenil, na Áustria, na Rússia e na França, migra com sua mãe para o Brasil em 1939, tornando-se depois a principal referência da Organização Revolucionária Marxsista Política Operária (POLOP). 


Sendo forçado a migrar para o México, como exilado, Ruy Mauro passa a integrar um grupo de exilados do Brasil e de outros Países latino-americanos, prosseguiu suas pesquisas e publicações, que tiveram amplo reconhecimento no México e em outros países. 


Do ponto de vista das análises críticas então hegemônicas, na América Latina, vivia-se sob a influência do Nacional Desenvolvimentismo, alimentado pelos pesquisadores integrantes da CEPAL (Comissão econômica para América Latina eo Caribe), criada pela ONU, em 1948, com o objetivo de elaborar pesquisas de cooperação econômica de ajuda ao desenvolvimento dos Países da América Latina e do Caribe. Referencial teórico então hegemônico inspirava-se no Nacional-Desenvolvimentismo, ou seja: predominava a interpretação de que as burguesias nacionalistas constituíam sujeitos de transformação, em vista do desenvolvimento proguessivo das condições econômicas do sub-continente.


Contra tal linha de interpretação, insurgiram-se os teóricos marxistas da Dependência, segundo os quais importava reconhecer o caráter dependente e associado dos países latinos-americanos, em relação aos países centrais do capitalismo.     


Em uma conjuntura de grande efervescência política latino-americano e em escala mundial, sobretudo graças ao alcance do Movimento de Maio de 1968, a militância intelectual de um pesquisador da estirpe de Ruy Mauro Marini provocará efeitos impactantes e incômodos ao governo mexicano de então, razão pela qual se sentiu “convidado a deixar o país”, tendo escolhido o Chile como próximo destino de exilado.


Não fora nada fácil aos seus amigos revolucionários, no Chile, justificar sua acolhida e sua reinstalação em órgãos institucionais: tratava-se, desde então, de um pesquisador reconhecido pela profundidade de sua reflexão e de seus escritos, sempre organicamente vinculados a sua militância revolucionária. No Chile, é acolhido inicialmente em Concepción, onde passa a integrar - e depois a liderar - movimiento de la Izquierda Revolucionaria (MIR), tendo acatado posteriormente o convite para integrar Centro de Estudios Socioeconômicos (CESO), pelo qual Ruy Mauro Marini e outros intelectuais latino-americanos passam a oferecer cursos e seminários de estudos sobre a realidade da América Latina, cabendo a Ruy Mauro Marini assumir a coordenação de cursos sobre teoria maxista de mudanças sociais, de onde brotam vigorosas ideias sobre a Teoria Maxista da Dependência, da qual Ruy Mauro Marini, Vânia Bambirra e Teotônio dos Santos, entre outros, passam a grande referência. 


Cumpre lembrar que, ao mudar-se para o Chile, este país se achava em forte ebulição política, ainda sob a presidência de Eduardo Frei, da Democracia Cristã, que foi sucedido, em 1970, pelo Presidente Salvador Allende, impulsionador de avanços democráticos, sob a égide e a esperança de se alcançar o Socialismo pela via democrática. Esperança frustrada pelo Golpe Militar de 11 de setembro de 1973, sob o comando de Augusto Pinochet. Estava implantada outra terrível Ditadura, no Cone Sul, a desmantelar os planos e sonhos de tantos militantes latino-americanos, ali reunidos, tendo que adiar seus sonhos e tendo que enfrentar as perseguições, prisões, torturas, banimentos, aplicados pelo regime.


Com dificuldades, Ruy Mauro consegue retornar ao México, onde continua trabalhando e pesquisando, desta vez junto a UNAM (Universidade Nacional do México), e a pesquisar e publicar seus textos, sendo ele ainda hoje mais conhecido fora do Brasil do que em seu país natal. Parte disto também se deveu à proibição de publicação e circulação de seus escritos, no Brasil, por força do regime ditatorial aqui vigente, bem como a omissão ou mesmo difamação por intelectuais brasileiros - dentre os quais são mencionados especialmente Fernando Henrique Cardoso e José Serra, a quem se imputa uma espécie de desfiguração de seu pensamento. Chama a atenção o fato de que, nos inícios dos anos 70 a Teoria da Dependência constituía a grande referência de interpretação da sociedade latino-americano, Ruy Mauro constitui um exemplo raro que se produziu, no Brasil e na América Latina entre os anos 60 e 70: tempo em que o reconhecimento de um intelectual se dava em função de sua capacidade criativa, de formulação e compromisso com projeto alternativo à barbárie capitalista. Este traço foi lembrado, inclusive por Álvaro Vieira Pinto, ao assinalar que o respeito,  o reconhecimento e admiração por um autor se davam em função de se empenharem na formulação de um projeto de sociedade Brasileira.


Ruy Mauro Marini retorna ao Brasil, após a Lei da Anistia, dando prosseguimento aos seus trabalhos investigativos, vindo a falecer no Rio de Janeiro em 1997, aos 65 anos. Dentre seus numerosos escritos destacamos os seguintes:

  • “Subdesenvolvimento e Revolução”;

  • “Dialética da Dependência”;

  • “Reformismo e contra-revolução;

  • “La teoria social Latina americana”;

  • “Teoría social latinoamericano de las origens a la cepal”;


Categorias Fundamentais trabalhadas por Ruy Mauro Marini


Da lista de intérpretes do Brasil - homens e mulheres - Ruy Mauro Marini apresenta-se com características marcantes. Trata-se de um exímio pesquisador marxista, comprometido com as lutas libertárias da América Latina, colocando-as sempre no mesmo plano ou mesmo acima das específicas do Brasil. Ao lado de outros nomes, como Aníbal Quijano, André Gunder Frank, Florestan Fernandes e Theotonio dos Santos e Vânia Bambirra, entre outros, Ruy Mauro se destaca entre os pesquisadores revolucionários reconhecidamente criativos, inclusive pelo fato de não aceitarem ser reféns de um marxismo dogmático, prescrito pelos PCs do período stalinista. Ruy Mauro destacava-se pelo rigor, honestidade  e criatividade revolucionária da leitura de Marx e de outros revolucionários, razão por que nunca entendia seus escritos como receituário a ser aplicado acriticamente em outras realidades. A exemplo de José Carlos Mariátegui, empenhava-se em recolher do Marxismo pistas fundamentais, desde que subordinadas à realidade concreta latinoamericana e brasileira. 


Deste método de leitura marxista, também derivam suas qualidades de rigor e criatividade, eis por que a ele se devem pelo menos duas categorias de fundamental importância de uma leitura marxista da realidade brasileira e latino americana: a categoria de “Superexploração da força de trabalho” e a categoria de “Sub-imperialismo”, elaboradas no contexto da teoria Marxista da Dependência.


Tanto a categoria “Superexploração da força de Trabalho” quanto a categoria “Subimperialismo” formam parte da Teoria Marxista da Dependência. Quanto à segunda, já em seu livro “Subdesenvolvimento e Revolução”, (1969) Ruy Mauro Marini começava a esboçar seu esforço teórico-interpretativo, ao assinalar traços da presença desta categoria. Foi, sobretudo, a partir de seu texto intitulado “Dialética da Dependência”, publicado em 1973, que Ruy Mauro Marini desenvolveu estas duas categorias. Quanto à “Superexploração da força de Trabalho”, Marini labora com a seguinte linha de argumentação.


Começava por sustentar tratar-se de grave Equívoco a interpretação, segundo a qual a burguesia latino americana estivesse comprometida com um projeto desenvolvimentista de carater nacionalista, razão pela qual entendia que, nas horas de decissão, os grupos dominantes latino-americanos não hesitariam em se subordinarem ầs decisões dos grupos dominantes dos paises centrais do Capitalismo. 


Nesta toada, tenta-se em vão dar passos rumo ao desenvolvimento dos países periféricos do Capitalismo, simplesmente porque as relações econômicas presentes nas sociedades periféricas se acham umbilicalmente subordinadas às economias centrais , de modo a formarem um todo, ou seja, o próprio modo de organizar-se o Capitalismo, nesta quadra histórica, em que a divisão internacional do trabalho, feita a partir das decisões do grande Capital (os grandes conglomerados transnacionais, os monopólios industriais, comerciais e financeiros, imperando desde as grandes potências, com a subordinação dos Estados nacionais) se mostram determinantes dessas relações. 


Neste sentido, Ruy Mauro Marini vai desvelando a natureza concreta da economia capitalista, de seus profundos laços de dependência, a determinarem a distribuição dos papeis que devem imperar nas economias centrais (de privilegiamento) e nas economias periféricas (de subordinação) do mesmo sistema. Com efeito, tal repartição ou divisão social do trabalho vai assegurar às economias centrais toda sorte de vantagens e privilégios (monopólio empresarial de produção, escolhas mais vantajosas na distribuição dos ramos empresariais impostos aos países periféricos, remuneração diferenciada do trabalho realizado nas economias centrais, em relação aos péssimos salários e condições de trabalho pagos vigentes nas economias periféricas).


Com relação a categoria “Sub-imperialismo”, Ruy Mauro Marini, com base inclusive em Lenin, sustenta a tese das relações imperialistas a que as economias periféricas se acham sujeitadas. A partir do eixo do Imperialismo Capitalista, hegemonizado pelas grandes empresas transnacionais, localizada sobretudo nos Estados Unidos e nas potências europeias, cabe às economias periféricas cumprir um papel subordinado às decisões tomadas pelo imperialismo, de tal sorte que desde a definição dos ramos e setores da economia, quais os bens a serem produzidos parcial ou integralmente na periferia, a determinação das condições de trabalho, o nível das taxas de lucro, o valor da remuneração do trabalho - tudo é determinado desde cima.


Refém das decisões  tomadas nos países centrais imperialistas, a América Latina - juntamente com outros países periféricos do capitalismo - passa a integrar, de forma subordinada, o conjunto do modo de produção capitalista, cumprindo funções secundárias mas altamente complementares aos interesses gerais do sistema. Umas das marcas explicativas deste papel de subordinação consiste na prática de trocas desiguais: Na divisão internacional do trabalho caberia aos países periféricos exporta produtos agrários e minerais, enquanto os países centrais, após importarem estes produtos, tratavam de industrializa-los, agregando valores e exportando-os de volta aos países periféricos, a preços elevadíssimos, assim obtendo lucros fantásticos desta troca desigual. 


Tanto no que concerne à categoria “Superexploração da força de trabalho”, quanto à categoria “Subimperialismo”, importa sobretudo observa, nas pesquisas de Ruy Mauro Marini o grau de coerência e de rigor na interpretação marxiana e marxista da Teoria da Dependência, principalmente embasada em sólida compreensão de “O Capital”        


Importa ressaltar a vigência e atualidade destas categorias trabalhadas por Ruy Mauro Marini, tomando-se em conta que estas mesmas condições passam a estar presentes nas economias dos próprios países centrais. A este respeito, são fartos os dados que a literatura possui. Importa registrar, ainda que tardiamente - no caso do Brasil, pois na América Latina e Alhures, é bem reconhecido o legado teórico de Ruy Mauro Marini -, que se observa um interesse crescente sobre os escritos deste autor. 


Não nos cansamos de lembrar que são os jovens militantes que constituem o alvo preferencial de nosso escritos, no terreno da Educação Popular, razão pela qual recomendamos que tomem estas linhas como motivação de seu engajamento, para o que indicamos, além da leitura dos textos de Ruy Mauro Marini, também outros escritos (por exemplo, “Ruy Mauro Marini: Dialética Da Dependência E Outros Escritos”, de João Pedro Stedile e Roberta Traspadini), documentários e vídeos sobre o mesmo, todos disponíveis em youtube. 


João Pessoa 1 de outubro de 2024




       


  


 





Um comentário:

  1. Um bom texto como resgate histórico de uma faceta oculta na historiografia dominante, estes lutadores citados, poderíamos chamar de cabras marcados pra morrer, seja na luta clandestina frente ao poder autoritário, seja como legado historiográfico de luta popular. Aqui encontra chão pra prolongar raízes de vida revolucionária.

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